Cerca de 60 alunos da Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento, da regional Ressaca, participaram da palestra do Procon Mirim, projeto criado em 2005 pelo Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor de Contagem (Procon-MG), ensinando o direito do consumidor. O objetivo é incentivar os estudantes a serem consumidores conscientes, mostrando situações que acontecem na vida cotidiana. Os assessores do Procon foram até a escola para explicar às crianças sobre o direito do consumidor. O objetivo foi passar para elas o conhecimento que será levado aos pais durante as práticas de consumos como compras de lanches em escolas, videogames, compras online de joguinhos e, principalmente, pelo acesso ao mundo digital.
A advogada e palestrante, Dafany Norberto Lagares, explica a importância de se ter uma conversa aberta com os estudantes. "Não só na vivência do Procon, mas na vivência do dia a dia, a gente percebe que dentro de casa a criança ela é chave principal. Tudo o que os pais compram, quase tudo é voltado para o público infantil. É a criança que mais consome, então ela deve aprender os seus direitos informar as pessoas de dentro de casa", destaca.Os estudantes lotaram o auditório da escola e a todo o momento havia participação dos estudantes de faixa etária de 7 a 12 anos. O jovem estudante do 5º ano, Kauan Piero Jardim, se mostrou atencioso em saber sobre os direitos e deveres que a população tem no ato de comprar e receber o produto. "Eu aprendi que devemos procurar o Procon e exigir direitos conforme está na lei, se trabalharmos dessa forma não vamos errar", enfatiza.
Para solicitar a palestra do Procon Mirim nas escolas, o diretor deve entrar em contato com o Procon de Contagem e fazer a solicitação. No dia disponível, uma equipe irá até a escola e realizará a palestra. Os encontros têm duração de 60 minutos e conta com a interação dos alunos. O Procon Mirim é desenvolvido em parceria com o Ministério Público e o Procon de Minas Gerais.