Local de encontros, convívio, atividades culturais e lazer, a praça da Jabuticaba, um dos espaços públicos mais utilizados e queridos da população contagense, será revitalizada. O anúncio foi feito na segunda-feira (27/2), quando o projeto com as intervenções foi apresentado à comunidade da região Sede, durante reunião realizada na Escola Municipal Estudante Leonardo Sadra. A iniciativa integra a política da atual gestão de estimular a ocupação dos espaços da cidade, a fim de promover alternativas de lazer e ampliar os laços de convivência e socialização entre as pessoas, fomentando, assim, o caráter de pertencimento da cidade.
Em 2012, a praça foi parcialmente entregue para a população. De lá para cá, o projeto ficou parado. Agora será retomado e o local será revitalizado conforme o projeto original, assinado pelo arquiteto Gustavo Penna. As obras serão iniciadas ainda nesta semana e têm previsão de término em novembro, junto com a inauguração do Natal de Luz.
A prefeita Marília Campos esteve presente ao encontro e afirmou que a revitalização de espaços públicos garante que a população tenha mais locais de encontro, de convívio e que a conclusão das obras da praça era algo bastante aguardado pela população contagense.
“Quando iniciamos o processo de recuperação de espaços públicos, garantimos que a cidade tenha lugares bonitos, onde a população possa frequentar, levar pessoas que não são de Contagem para conhecer. Precisamos fortalecer nossas relações e construir laços com a nossa cidade”, explicou.
Marília sugeriu que uma comissão de moradores fosse escolhida para acompanhar o andamento das intervenções na praça. A ideia foi aceita pelos presentes e a comissão, composta por dez moradores da região, foi criada.
Moradora da região, Ronilda Inácio Torres Lopes é uma frequentadora assídua dos eventos da Prefeitura realizados na praça. Ela também utiliza o espaço para fazer passeios com os netos e ficou muito emocionada com o anúncio da revitalização, que é um dos principais pontos de lazer da região Sede.
“É emocionante ver que a praça, que possui um grande significado para nós moradores, será reformada. Ganhamos um espaço para fazer passeios com a família, onde nossas crianças podem brincar. Ver que esse local ficará mais bonito, mais organizado e que isso trará mais ocupação para essa região, é emocionante”, destacou.
A praça, localizada no centro histórico da cidade, próximo à Igreja São Gonçalo, possui uma área de aproximadamente 15.700 m². O projeto de revitalização prevê a construção de uma ciclofaixa; melhoria da iluminação; restrição de uso para carros; novas áreas de convivência e paisagismo, com um bosque para o plantio das jabuticabas; requalificação do espelho d’água, diminuindo sua profundidade e aumentando a segurança da população; novo piso tátil e a construção de uma marquise.
Imagem do projeto de revitalização da praça da Jabuticaba
A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maria Thereza Camisão, afirmou que a requalificação trará uma nova concepção para praça, tornando-a um local mais agradável, com qualidade de vida, com mais possibilidades de realização de eventos culturais, mais bonito, além de atrair mais investimentos, já que o local será mais atrativo para o comércio local.
“É mais um cartão postal da cidade sendo cuidado. Isso chama não só as pessoas, mas também traz investimentos. Desde que a praça foi inaugurada, todo o entorno foi alterado. Hoje temos áreas de restaurante, de bares, comércio, tudo que antes não existia na área. Então, cada vez que a gente faz esse investimento, a gente está trazendo também benefícios econômicos para cidade”, ressaltou.
Além das praças da Glória (Eldorado) e Jabuticaba (N. Sra. do Carmo), a Prefeitura também vai revitalizar, ao longo do ano, as praças Tancredo Neves (Camilo Alves) e Marília de Dirceu (Inconfidentes).
Para finalizar, o presidente da Associação dos Moradores do Central Park e agora integrante da comissão da praça, Juraci Ávila, explicou que a construção da praça da Jabuticaba mexeu com todo entorno, trazendo inúmeras melhorias para a população. Ele garantiu que a comunidade vai adotar a praça, para garantir que as intervenções realizadas sejam preservadas.
“Antes da praça, essa área era um lugar abandonado, com esgoto ao ar livre, mal iluminado e sem segurança. Nós moradores vemos com bons olhos essa retomada da revitalização do espaço, e agradecemos por essa iniciativa. Esperamos realmente que a praça seja um espaço sustentável, para ser utilizado de forma consciente e da melhor maneira para todos”, afirmou.