“Por meio do Cras, Creas, Conselho Tutelar e do Restaurante Popular, minha família conseguiu respeito”. Estas são as palavras de Ducélio Santos, 41 anos, pai de seis filhos. Eles estão entre os 150 beneficiários que receberão marmitas no almoço da Cozinha Comunitária IV, nos bairros Ipê Amarelo e Vila Esperança. A inauguração do novo equipamento da Prefeitura aconteceu na manhã desta terça-feira (24/1), na Escola Municipal Giovanini Chiodi, que será parceira na ação, sendo um ponto de distribuição.
Com mais essa unidade, as cozinhas comunitárias atendem diariamente mais de 1,1 mil pessoas em Nova Contagem e Ipê Amarelo, ambas da região Vargem das Flores, no bairro Tijuca, na região Nacional, e no bairro Vila Pérola, na região Ressaca.
“Não tem como fazer política pública se não colocarmos recursos. Investimos na saúde, educação, segurança alimentar, assistência social, entre outras áreas, para que a população seja mais amparada e que ela seja mais autônoma”, afirmou a prefeita Marília Campos.
A Prefeitura destinará, em 2023, cerca de R$ 11 milhões para os restaurantes populares e cozinhas comunitárias.
“Como vemos o exemplo do Ducélio Santos, as pessoas usam o sistema público, resultando na garantia de sua cidadania. Aprendi no meio político que não basta falar de escola e saúde de qualidade. Temos que colocar em prática. E para fazermos acontecer, temos que colocar todos e todas no orçamento, e isto é o que estou fazendo de novo na nossa cidade”, completou.
O objetivo do serviço é garantir o fornecimento de alimentação preparada, nutricionalmente balanceada e gratuita para pessoas em situação de insegurança alimentar, contribuindo na formação de hábitos alimentares saudáveis e na saúde da população.
As refeições são custeadas pela Prefeitura e retiradas nos pontos de distribuição, de segunda à sexta-feira, pelas famílias encaminhadas pelos Centros de Referência em Assistência Social - Cras e cadastradas pela equipe da Segurança Alimentar.
Além desta unidade, está prevista a inauguração de mais três pontos de cozinhas comunitárias no município. “Essa é uma das melhores agendas que temos, pois é a entrega de algo muito importante, que é o direito à alimentação saudável. Estamos fazendo um esforço muito grande na secretaria a fim de fazer um trabalho integrado, para atender e acolher cada um e cada uma, garantindo oportunidades e possibilidades de as pessoas fazerem suas escolhas e transformarem suas vidas”, declarou a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Daniela Tiffany. Representando a Câmara Municipal, o vereador Alex Chiodi alegou que “os investimentos na assistência social e segurança alimentar, além de ser política pública, salva vidas, leva dignidade e dá condições para que a pessoa tenha alimento de qualidade, formação e uma perspectiva de vida”.
De acordo com Ducélio Santos, a ação vai dar muito apoio para sua família. “Sou pai e mãe dos meus seis filhos. Cuido deles sozinho. Essas ações são extremamente importantes para nos sustentar, principalmente, para nós que somos pais e temos pouca renda”, disse.
O contagense relata que passou, ainda, por um processo de perda da guarda provisória de seus filhos, mas que deu a volta por cima: "Por meio da orientação do Creas, consegui recuperar a guarda definitiva dos meus filhos. E agora, com o Cras, também sou assistido muito bem. Com os equipamentos públicos, eu venci”.
Também estiveram presentes os vereadores Arnaldo de Oliveira e Vinícius Faria; a secretária de Educação, Telma Ribeiro; a subsecretária de Segurança Alimentar, Nutricional e Agroecologia, Maria Aparecida Miranda; a subsecretária de Assistência Social, Michele Caldeira; a subsecretária de Trabalho e Geração de Renda, Mara de Castro; o diretor da Escola Municipal Giovanini Chiodi, Thiago Antônio Camini; o administrador Regional Vargem das Flores, Wander Batista; a presidente da Associação da Assistência de Apoio e Cultura Renascer, Maria Imaculada Gomes; e a coordenadora do Cras Nova Contagem, Caroline Mota.
Inauguração da Equipe Volante do Cras - Regional Vargem das Flores
O evento também contou com a inauguração da Equipe Volante do Cras da Regional Vargem das Flores. As “Equipes Volantes: O Cras mais perto de você” executa o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - Paif e realiza a busca ativa das famílias que vivem em locais distantes dos Cras ou dispersas no território. O grupo também pode desenvolver outros serviços de Proteção Social Básica, desde que respeitem seus objetivos e critérios de execução.
Dentre os trabalhos ofertados está a realização de encaminhamentos para inclusão das famílias no CadÚnico, acesso à renda, serviços da Proteção Social Especial e serviços de outros setores. A equipe é composta por três servidores, sendo um assistente social, um psicólogo e um assistente administrativo.
Galeria de fotos