Os moradores do bairro Oitis vão ganhar um espaço de lazer, promoção da saúde e socialização em breve. No sábado (3/12), a comunidade teve um encontro com representantes da Prefeitura de Contagem, que anunciou a implantação de um parque ecológico no território, localizado na região da Ressaca, atendendo a uma demanda antiga da população.
A prefeita Marília Campos dialogou com os presentes na reunião, aproveitou para “batizar” a área verde, que será o novo Parque Ecológico do Oitis, e celebrou a oportunidade de anunciar mais um espaço para a comunidade praticar atividades físicas, se encontrar e ter contato com a natureza, fortalecendo a relação com o meio ambiente e a importância de cuidar da cidade.
“Trabalhamos muito para executar o maior número de intervenções que possam melhorar a vida da população. Este novo parque vai se tornar um lugar de alegria, de encontro, vai acabar com o despejo de lixo e com aquela situação de pessoas que ocupam espaços abandonados para cometer práticas inconvenientes. E quando temos esses espaços, trazemos cultura, lazer, esporte e desenvolvimento econômico para o território. Então, fico muito feliz em fazer este anúncio de mais um local para a população poder se divertir”, ressaltou.
O novo Parque Ecológico do Oitis contará com uma pista de caminhada com extensão de 1,2 km, que circulará o local; duas áreas de convivência arborizadas com características de praça; academia da cidade completa; playground; diversos canteiros ajardinados, uma passarela para transposição do curso d’água que ligará as duas vias que contornam a área verde; bancos, rampas de acessibilidade; piso tátil; reforço no adensamento da vegetação com plantio de espécies apropriadas; iluminação fotovoltaica; lixeiras e placas informativas.
Representante dos moradores do Oitis, Silei dos Anjos Tavares, expôs os problemas que a comunidade local enfrenta com a poluição da área. Agora, com a implantação do parque ecológico, ela vive a expectativa de ver a situação sendo solucionada da melhor maneira possível.
“Este parque vai ser uma benção pra nós, moradores, porque hoje lidamos com dificuldades com a poluição, porque muitas pessoas e até empresas descartam lixo naquela área. Então, estamos com uma grande expectativa. Vai ser muito bem vindo e acredito que vai melhorar muito o bairro”, comentou.
A estratégia de ocupar as áreas públicas da cidade e dar a elas novo significado é mais um importante objetivo alcançado pelo governo municipal, como destacou a secretária de Meio Ambiente, Maria Thereza Camisão. “Estamos cumprindo uma diretriz que é retirar as nossas áreas públicas do abandono. As nossas praças, os nossos parques. Por isso, criamos um projeto chamado ‘Caminhar e Proteger’. O projeto consiste basicamente em trazer as pessoas para ocupar os espaços públicos e, assim, nos ajudar a cuidar deles, evitando bota-fora, invasões e outras ações de vandalismo.
Uma comissão de moradores foi formada com voluntários que estavam presentes na reunião. O objetivo será acompanhar as obras e cuidar da área após sua inauguração. Os trabalhos têm previsão de serem iniciados no final de janeiro de 2023.
Clique aqui e confira a galeria de fotos: