Cuidar do meio ambiente é investir em uma cidade mais sustentável e em melhor qualidade de vida para a população. Para isso, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), segue promovendo ações de mobilização com objetivo de conscientizar moradores sobre a importância da arborização urbana, especialmente na região Eldorado. A mobilização social iniciou pelo bairro Água Branca e seguirá para as outras regiões da cidade. A expectativa é de que o município receba, ao todo, o plantio de 3.800 mudas.
Segundo o gerente de mobilização socioambiental da Superintendência de Projetos e Educação Ambiental da Semad, Miqueias Maia, estão sendo realizados plantios, manutenção e reposição de árvores para compensar as que foram retiradas. Ele destacou que “o plantio de árvores é essencial para enfrentar as mudanças climáticas, melhorar a qualidade de vida e tornar Contagem mais resiliente e sustentável, principalmente diante do aquecimento global e dos eventos climáticos extremos”.
A região Eldorado já recebeu mais de 900 mudas ao longo de 2025. Em dezembro, a região foi pioneira ao receber a Floresta de Bolso de Contagem, na avenida João César de Oliveira, conectando os bairros com mais vida e cultivando um olhar de esperança. No mesmo mês, outro trecho da avenida ganhou a ampliação das áreas verdes, com a implantação de um novo bosque urbano em frente à agência da Caixa Econômica Federal, próximo à UPA JK.

Floresta de Bolso. Foto: Ricardo Lima/PMC
O projeto de expansão das áreas verdes pode impactar a comunidade de diversas formas, promovendo maior conforto térmico, melhorando a qualidade do ar e contribuindo para a redução da temperatura em toda a região. Além disso, ajuda a diminuir os riscos de alagamentos. Para a população, também representa um alívio no olhar, trazendo conexão com o verde das árvores.
Preservar o verde
A Prefeitura desenvolve o projeto Cuidar do Verde com o objetivo de fortalecer a expansão das áreas verdes. A iniciativa é da Autarquia Municipal de Praças e Parques de Contagem (Conparq), em conjunto com a Semad e a empresa contratada Viveiro Campo Lindo (VCL). O projeto integra a estratégia municipal de renaturalização dos espaços urbanos, buscando reconectar a população com a natureza e proporcionar mais sombra e frescor ao cotidiano.









