Representantes da administração municipal se reuniram nesta terça-feira (25/10), com dirigentes da empresa RHI Magnesita. Durante o encontro dois itens foram tratados: a desvinculação de duas medidas administrativas da empresa com o município e a cooperação entre a empresa e o poder público municipal para solução do rompimento de uma galeria pluvial próxima à Vila Frigo Diniz.
Em relação ao primeiro tema, os encaminhamentos já foram concluídos pela RHI Magnesita e, como próximos passos, o município formalizará a desvinculação do TAC, do Termo de Compromisso assinado entre as partes até o próximo mês.
No segundo assunto, a discussão girou em torno de uma solução mais abrangente para a situação da bacia hidrográfica na Vila Frigo Diniz, e não apenas da galeria construída inicialmente para atender o empreendimento da RHI Magnesita. Todos concordaram quanto à preocupação com as famílias impactadas com o último período intenso de chuvas e acordaram, a pedido da Prefeitura, em seguir com estudos mais amplos do que apenas da recuperação da galeria para definição dos próximos passos.
A prefeita Marília Campos salientou que, neste primeiro momento, a prioridade é garantir a segurança e realocação das famílias que estão em área de risco, devido ao rompimento da galeria, que causou erosões nas moradias. “Estamos diante de um problema social que precisa ser discutido. Eu proponho nos reunirmos com essas famílias, afirmando que estamos buscando uma solução global para o problema. Mas é essencial que eles saiam do local”, explicou.
O presidente regional da RHI Magnesita, Wagner Mariano Sampaio, reiterou a preocupação com as famílias desabrigadas e com as famílias que ainda estão em área de risco. Além disso, destacou o empenho da empresa em apoiar o município na investigação do problema como um todo, que extrapola a questão da galeria que atende a companhia. Assim, a RHI Magnesita apoiará o município com os estudos hídricos que abrangem toda a microbacia, conforme solicitado pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos - Semobs. A partir deste novo estudo, a RHI Magnesita se colocou à disposição para participar com a Prefeitura na construção de uma solução definitiva para a situação. Wagner Sampaio reiterou o pedido de destinação do valor previsto no Termo de Compromisso para atender a questão social da Vila Frigo Diniz.
Marília reiterou que a realização do estudo hidrológico completo é essencial para que os próximos passos sejam definidos. “O município tem o interesse de resolver este problema. Com esse estudo, nós poderemos definir as próximas ações a serem tomadas para resolver o problema hidrológico da microbacia. É uma discussão que acontecerá conjuntamente com a empresa, que, em parceria com o município, contribuirá com a solução do problema”.
Participaram da reunião o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Marcos Túlio de Melo; e as secretárias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e de Desenvolvimento Urbano e Habitação, respectivamente, Maria Thereza Camisão e Mônica Cadaval.