As obras de implantação da av. Maracanã (extensão da av. Carmelita Drummond Diniz), na Sede, não param e mostram evolução visível a cada semana. Atualmente, as equipes de trabalho se dividem em diversas frentes, com foco em acelerar as primeiras etapas do projeto em execução até o fim do ano.
O complexo Maracanã é o maior projeto de infraestrutura, mobilidade e saneamento em curso em Contagem e vai transformar o tráfego e a integração da cidade e a Região Metropolitana de Belo Horizonte - RMBH. As obras do corredor são realizadas com recursos municipais no valor de R$302 milhões, financiados junto à Caixa Econômica Federal.
A primeira frente de trabalho em andamento é a galeria 1, localizada no encontro da av. Carmeita Drummond Diniz com a rua Albert Schwaitzer, onde a nova avenida começará. No trecho está sendo feita a estrutura do canal para que as paredes sejam concretadas em breve. A expectativa é que ainda este ano o fechamento desta galeria seja concluído.
A galeria 2 (no trecho da rua Francisco Almeida Melo, 837), que terá 130 metros de comprimento e 10 de largura, também está em plena execução e uma parte já concretada. Nesta área, está sendo feito o trabalho de recomposição da via que cedeu durante o período de chuvas de 2020. O desvio provisório melhorará o fluxo de veículos que passam pelos bairros Praia e Granja Vista Alegre. Já o novo canal parcialmente concluído suportará um maior volume de águas pluviais.
Outras frentes de trabalho são: a construção dos pilares do retorno 5 da avenida, a fundação da ponte que será edificada na av. Dulce Geralda Diniz, a terraplenagem no trecho que vai da rua Felisbino Pinto Monteiro até a LMG-808, além da galeria da bacia 4 do córrego Maracanã, que já teve a parede concretada e terá a montagem da armadura metálica para executar a laje iniciada. Na sequência, o canal duplo da bacia 3 do córrego das Abóboras também será feito.
A obra
O pacote de obras do complexo inclui a execução de 4,5 km de via, com três faixas de tráfego para cada sentido, sendo uma de cada lado exclusiva para ônibus; uma ciclovia; um viaduto sobre a Rodovia LMG-808; cinco pontes e duas galerias para transposição dos cursos d’água, sendo uma localizada no início da avenida Maracanã com rua Albert Schwaitzer. A outra no ponto onde o córrego deixa o leito da via para sua continuação no leito natural e 3,3 km de galerias de macrodrenagem.
Haverá, ainda, a execução de 3,5 km de macrodrenagem do córrego Maracanã/Matadouro, que solucionará os problemas de enchentes em períodos chuvosos; a implementação de um parque linear ao longo do leito do córrego e uma área verde gramada e reflorestada nos canteiros, priorizando a sustentabilidade ambiental no município.
Serão realizados também 15,5 km de redes de drenagem superficial e respectivos dispositivos de coleta das águas pluviais implantadas; 8 km de redes de coleta e interceptação de esgoto, garantindo acesso da população local ao saneamento básico e à coleta regular de lixo, melhorando as condições sanitárias dos cidadãos; além de iluminação pública em LED por toda a via.
Clique aqui e confira as fotos.