O processo de montagem das estações de transferência de passageiros ao longo das avenidas General David Sarnoff e João César de Oliveira iniciou nova fase neste mês de outubro, com as etapas de acabamento já em execução em várias unidades. A instalação das estruturas é a primeira parte da implementação do Sistema Integrado de Mobilidade - SIM, que vai modernizar e otimizar o transporte público de Contagem.
A Estação 9, em frente ao Itaú Power Shopping, é a mais avançada, já tendo as portas e piso em granito colocados, e está recebendo instalações elétricas, além da cabine da bilheteria, que está bastante adiantada. Na Estação 8 (cruzamento com a av. Marechal Castelo Branco), as portas também já começaram a ser montadas. Na sequência, os acessórios serão postos nas unidades 10 (próxima à praça Papa João XXIII, na Cidade Industrial), 7 (av. João César com a avenida Olímpio Garcia) e 6 (perto do camelódromo do Eldorado).
Embora tenha sido a última a ser montada, a Estação 5, no centro comercial do Eldorado, já atingiu o mesmo nível de evolução das demais. Neste momento, as equipes se concentram em concluir a instalação das estruturas metálicas da bilheteria e dos módulos metropolitano e municipal. No local, uma intervenção está sendo feita na esquina da rua Alemanha, a fim de readequar o espaço da via para melhorar o fluxo de veículos no trecho, assim como foi feito no outro lado, no encontro da av. João César com av. Pedro Olímpio da Fonseca.
Os trabalhos das estações 2 (próxima à Receita Municipal), 3 (ao lado do viaduto Beatriz) e 4 (em frente ao Hospital Municipal de Contagem) seguem o cronograma de obras. Nos três pontos ainda será necessário realizar o remanejamento de postes de energia para que as adaptações nas pistas de rolamento sejam executadas.
“Nossa expectativa é que, após terminar essa fase de montagem das estações, sejam feitas as adequações do pavimento nas estações 2, 3 e 4, para nivelar a rampa de acesso dos ônibus aos pontos de embarque e desembarque. Estamos estudando junto à Transcon a melhor forma de executar essa etapa”, explicou o coordenador das obras de mobilidade, Lúcio Sena.
Após a implantação das estações, os processos de automação do SIM começarão a ser testados, incluindo a sincronização das portas dos ônibus com as das estações e a operacionalização do novo sistema. Algumas intervenções no trânsito da região e ajustes de passeios e canteiros também serão feitos, a fim de comportar todas as faixas e garantir que o tráfego de veículos de passeio seja fluido. A expectativa é que o novo modelo de transporte público de Contagem entre em funcionamento no segundo semestre de 2023.
Clique aqui e confira as fotos.