Na próxima sexta-feira (19/8), a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, organiza ações para o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. No dia serão realizadas ações para dar visibilidade a essas pessoas, bem como dar voz às suas reivindicações.
Em Contagem, ainda está sendo finalizado um censo sobre a população que em breve será divulgado. Dados parciais do serviço de abordagem social e do Centro Pop estimam em 350 pessoas vivendo nessas condições no município.
Na programação do evento, que será realizado na praça da Jabuticaba, das 14h às 17h, haverá apresentação musical e exposição de arte feita pela pop-rua.
O evento tem como objetivo dar voz a esta população, com momentos de fala, bem como oportunizar o acesso delas a diversos direitos e serviços.
Organizado pela Diretoria de Proteção Social Especial de Média Complexidade, o evento tem o apoio da Regional Sede e outras secretarias da administração pública que ofertarão serviços no local.
Na tenda da Secretaria de Saúde haverá o Consultório na Rua, com distribuição de preservativos, realização de testes rápidos para identificação de Infecções Sexualmente Transmissíveis - ISTs e outros atendimentos em saúde. Bem como a presença de uma equipe da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses com informações sobre o controle de pragas urbanas.
O Sine Contagem oferecerá oficinas de currículo e informações sobre vagas de emprego. Haverá a realização e atualização do CadÚnico. com a presença do Centro de Referência em Assistência Social e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - Cras e Creas, respectivamente, disponibilizando informações a respeito dos serviços ofertados nos equipamentos.
A Casa de Passagem/ Abrigo Bela Vista, muito utilizado pela Pop-Rua, dará orientações sobre o local. Em uma das tendas, quem quiser cortar os cabelos poderá fazer com a equipe do salão Dudu Fashion. A Pastoral de Rua da Igreja Católica também estará presente.
A referência técnica do Serviço Especializado para População em Situação de Rua e do Serviço Especializado em Abordagem Social de Contagem, Thaís Oliveira, destacou a importância de promover ações como esta para dar visibilidade e protagonismo a essa população. “É importante promover espaços coletivos que deem protagonismos aos usuários e que fortaleçam sua autonomia para o pleno exercício de direitos e da cidadania. Desse modo este evento tem como premissa a intersetorialidade como estratégia fundamental para abarcar o acesso a todos os direitos fundamentais e necessidades básicas de um indivíduo”.
Segundo informou, a referência técnica, Contagem possui um Centro Especializado para Pessoa em Situação de Rua, o Centro Pop. Localizado na rua Sevilha, 55, Santa Cruz Industrial. O espaço é referência para essas pessoas, oferecendo banho, lanche, lavandaria, atendimento técnico especializado e o serviço especializado em Abordagem Social, além de possibilitar a guarda de alguns pertences e o acolhimento institucional.