A Controladoria-Geral de Contagem participou nos dias 7 e 9 de junho, no formato on-line, das sessões de capacitações da Open Government Partnership – OGP, em tradução livre como Parceria para Governo Aberto, com o intuito de introduzir os novos membros. Durante todo o mês de junho acontecerão sessões de integração junto à OGP Local e treinamentos, obrigatórios para os novos membros, com o objetivo de repassar informações sobre a organização, regras, processos e oportunidades de apoio.
Segundo a controladora-geral, Nicolle Bleme, “a administração municipal vem evoluindo no desenvolvimento de ações de transparência e de participação social. Esperamos que Contagem tenha um papel de destaque e relevância nesta parceria com a OGP. É uma oportunidade de aprimorar nossos conhecimentos, conhecer ferramentas novas, ouvir e compartilhar experiências”, afirmou.
Participarão das sessões da OGP, representando o município de Contagem, a controladora-geral, Nicolle Bleme, a procuradora-geral, Sarah Campos, e a coordenadora do Núcleo de Transparência e Prevenção à Corrupção, Bárbara Nishimoto. Como representante da Associação dos Moradores do Bairro Novo Progresso II – Amonp, organização da sociedade civil, que apoiou a inscrição do município na OGP, a orientadora Social, Isabella Moraes.
O que é a OGP
A Open Government Partnership - OGP, traduzida como Parceria para Governo Aberto, é uma iniciativa multilateral, lançada em setembro de 2011 pelos chefes de Estados e de Governos de oito países (África do Sul, Brasil, Estados Unidos da América, Filipinas, Indonésia, México, Noruega e Reino Unido). Ela visa garantir compromissos concretos dos governos para promover a transparência, fomentar a participação pública, combater a corrupção e utilizar as novas tecnologias para fortalecer a democracia participativa.
Contagem ingressou na organização neste ano, no mês de maio. Nesta edição, a cidade foi a única representante do Brasil aprovada e é a única cidade mineira na organização. A cidade se une a Osasco, cidade da grande São Paulo, à própria cidade de São Paulo e ao Estado de Santa Catarina.
A OGP pretende que os governos se tornem mais transparentes, mais responsáveis e mais próximos dos cidadãos para disponibilizarem melhores serviços públicos, o que exigirá, em muitos casos, uma mudança cultural que garanta maior diálogo e colaboração entre os governos e a sociedade civil.
A OGP é uma organização internacional referência em ações de governos abertos que reúne líderes dos quatro cantos do mundo empenhados em promover a transparência, a inclusão, a participação cidadã e a prestação de contas.