O Mapa de Empresas, portal do Governo Federal, registrou um crescimento no número de empresas abertas em Contagem em 2021, na comparação com o ano de 2020. Ao todo, foram abertas 3.218 novas empresas no município, o que representa um crescimento de 12,21%, na comparação com 2020, que registrou 2.694. Embora o ano de 2021 também tenha anotado o fechamento de 1.678 empresas, ainda assim ficou um saldo positivo de 1.343 empreendimentos.
Se comparado com o total de empresas abertas em 2019, o percentual de crescimento salta para 30,54%, já que foram abertas 2.465 empresas nesse período.
Foram contabilizadas empresas de pequeno porte, microempresas, empresas de médio porte e grandes empresas. Não foram calculados os registros de formalização de microempreendedor individual para o mesmo período.
O crescimento da abertura de empresas no município é mais um indicador positivo da economia de Contagem, somado a confirmação do expressivo volume de R$ 7 bilhões em investimentos privados no município, tanto para a abertura de novas empresas ou para ampliação das que já estão instaladas na cidade.
Ainda segundo o Mapa de Empresas, o total de empresas ativas no município é de 26.359.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, René Vilela, destacou que o saldo da abertura de empresas em Contagem constitui mais um importante indicador de retomada econômica. “Somando o volume de investimentos privados e o saldo positivo de empregos formais em 2021, fica evidenciada a expectativa positiva de empresários da cidade. Além do mais, é mais um fato de que a economia da cidade cresce acima das médias estadual e nacional”.