Enquanto as luzes do “Natal de Luz'' encheram os olhos de quem passou pelos principais pontos de encontros da cidade, o Concurso Sabor Natalino aguçou o paladar de quem conferiu de perto as saborosas comidas feitas pelos empreendedores da Economia Solidária.
O concurso apresentou pratos variados, feitos por 20 empreendedores, avaliados pelo público, por meio de votação virtual, elegendo o "Tropeiro Natalino", do Tropeirão da Lourdes, como o vencedor. Além do sabor, a iguaria também apresentou identidade mineira com sabor de Natal.
A premiação foi realizada na tarde desta terça-feira (8/2) na sede da Prefeitura, onde o empreendimento recebeu a certificação pelas mãos da Prefeita Marília Campos e da secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Viviane França.
Na ocasião, a chefe do Executivo, parabenizou a vencedora e anunciou que o município aprovará o novo calendário de eventos para este ano. "Essa política pública é importante para garantir renda para que as pessoas vivam com dignidade. Nós vamos aprovar o calendário de eventos de arte e de cultura e, junto com eles, teremos mais da Economia Solidária," ressaltou.
Na mesma linha, Viviane França apresentou dados importantes referentes à Economia Solidária e afirmou que os empreendedores terão acesso à qualificação e o setor contará com mais pontos de feira. "Nós temos 250 empreendimentos cadastrados. Desse total, 85% são mulheres. No balanço que fizemos, em dezembro, 30% das pessoas declararam que a única fonte de renda são as feiras da Economia Solidária. Então, que possam ganhar, ainda mais, a cidade neste ano de 2022. Para isso, vamos qualificar os empreendedores, trazer mais pontos de feira para a cidade e caminhar junto com essa importante política", afirmou a secretária.
A vencedora do concurso, Maria de Lourdes, comemorou e agradeceu. "Agradeço pelas portas que a Prefeitura abriu para a gente. Fiquei muito emocionada com o número de pessoas que saborearam a comida e votaram em mim. Eu faço gastronomia e Contagem é a minha casa", declarou.
Além do reconhecimento, a ganhadora recebeu brindes dos patrocinadores Dudu Fashion, Empório e Contagem Centro Hotel.
A fim de conter os impactos econômicos da pandemia de Covid-19, a Prefeitura tem incentivado e valorizado os empreendedores locais por meio da Economia Solidária. Atualmente, todas as regiões são contempladas com feiras fixas ou periódicas que dão aos empreendedores a oportunidade de apresentarem produtos e artes para a comercialização.
Também participaram da entrega a diretora da Economia Solidária, Mara Castro; o presidente da Câmara de Vereadores de Ibirité, Daniel Belmiro (Avante); o representante do Fórum e do Conselho da Economia Solidária, professor Agnaldo (Una Contagem) e Eduardo Mamede Trad de Oliveira (Dudu Fashion).
A Economia Solidária é uma forma democrática de organização de atividades econômicas fortalecendo a política de emprego e renda junto aos empreendedores.
Serviço:
Centro Público de Economia Solidária
Endereço: Rua São Marcos, 247, bairro Água Branca.
Informações: (31) 3394-8053