Com apresentação de dança cigana, dança com o grupo de idosos “Mais Viver” com bambolês, da equipe da Associação dos Moradores do Bairro Novo Progresso II - Amonp e informes jurídicos ministrados pela OAB Contagem, a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Superintendência de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, realizou a abertura da Semana de Valorização da Pessoa Idosa de 2021, na tarde de segunda-feira, 27/9. O evento aconteceu no Espaço Bem Viver Mário Covas, localizado no bairro Central Park, com a presença de 120 pessoas e foi realizado com todos os cuidados e seguindo os devidos protocolos sanitários.
Para o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, a Prefeitura de Contagem oferece políticas públicas que atendem a esse público e valorizam a qualidade de vida fazendo com que essa pessoa tenha acesso a vários serviços. “É importante ressaltar o compromisso da administração de que a pessoa idosa é mais do que prioridade. A pessoa idosa de Contagem é protagonista do seu destino e do seu rumo. Por parte da Secretaria de Direitos Humanos, nunca faltará diálogos sinceros, fraternos e honestos. Enquanto tivermos condições de fazer, faremos. Quando não tivermos, sempre falaremos o motivo pelo qual não estamos atendendo a reivindicação”, afirma.
O Dia Internacional do Idoso é comemorado em 1º de outubro de cada ano. Em 14 de dezembro de 1990, a Assembleia Geral das Nações Unidas estabeleceu a data por meio da Resolução 45 / 106. "Dia 1º de outubro é também o dia nacional da pessoa idosa. Em 2003, foi aprovada a Lei nº 10.714, o Estatuto do Idoso, esclarece o superintendente de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa", Eduardo Sendon.
A abertura foi realizada em parceria com Comissão de Defesa dos Direitos dos Idosos da OAB Subseção Contagem, e o evento tem por objetivo dar visibilidade à temática do envelhecimento, promover a inclusão social da pessoa idosa, contribuir para o aumento da autoestima, combater o isolamento social e a depressão. A presidenta da Comissão, Maria Dalva Santana, ressaltou a importância de fazer valer e implementar a valorização da pessoa idosa. Ela também lembrou aos presentes que os idosos são pessoas de direito e devem se fazer respeitados, participando e emitindo sua opinião. “Valorizar o idoso é valorizar a vida”, afirmou.
O presidente da Amonp, Paulo Roberto da Silva, falou sobre a parceria com a Secretaria e da importância das atividades e vínculo afetivo com o público da pessoa idosa. “Nos sentimos honrados em participar da Semana de Valorização da Pessoa Idosa, promovida pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania. Essa semana chega com o objetivo de debater direitos, valores, reconhecer o papel do idoso como cidadão e elevar a autoestima com a promoção do bem-estar e qualidade de vida”.
Estiveram presentes idosos dos Espaços Bem Viver Luís Palhares e Mário Covas, dos grupos de convivência Amor à Vida, Vida Plena, Mais Viver, Água Viva, Aconchego, Estrela Dalva, e da Amonp. “Além da atividade física, também temos o convívio social, então senti muita falta na pandemia. Tomara que a Covid-19 acabe logo de vez para voltarmos tudo ao normal”, disse Maria de Fátima, 66 anos, que participa das atividades ofertadas pela Prefeitura há 10 anos.