A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, recebeu a doação de kits para a agricultura urbana e familiar e insumos para a Feira Livre, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Padre João.
O material, entregue pela Emater, contempla kits de barracas, jalecos, pá, enxada, carrinho de mão, caixa plástica e insumos para hortas. Essa doação visa estimular a realização da Feira Livre em Contagem, além da comercialização dos produtos da agricultura urbana e familiar.
As feiras livres da agricultura familiar ainda não estão acontecendo no município. Mas, já está no planejamento a implantação para a comercialização de produtos agroecológicos da agricultura familiar. As feiras estão sendo programadas junto com outros setores da secretaria e da Prefeitura. O primeiro passo foi dado por meio do diagnóstico e da implantação de algumas unidades produtivas comunitárias, assim como a identificação de produtores da agricultura familiar, em parceria com a Emater, que farão parte da rede de produção e comercialização agroecológica.
A secretária de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, Viviane França, destaca a importância dos donativos para o início das feiras livres na cidade. “A nossa equipe fará o melhor para otimizar esses espaços de cultivo e da agricultura familiar. Contagem entra numa gestão diferente em relação à Segurança Alimentar e a Agroecologia”, destacou.
O deputado federal Padre João ressalta que os kits são importantes para o empoderamento de mulheres e da juventude pela agricultura urbana e periurbana, garantindo renda, saúde, segurança alimentar e otimizando espaços ociosos nos municípios. “Conte com a gente nessa parceria para servir mais e melhor a quem precisa, produzindo de fato comida de verdade”, ressaltou.
A superintendente de Segurança Alimentar, Cida Miranda, explica que esses kits chegam em bom momento. “Estamos estruturando o nosso Plano Municipal de Agricultura Urbana e Familiar. Contagem apresenta um grande potencial para o desenvolvimento desse seguimento produtivo. Comida de verdade no campo e na cidade, agregando oportunidade de renda para todas as pessoas que tiverem o interesse na agricultura. Queremos ver nesses próximos anos Contagem junto com outras cidades metropolitanas nessa construção do Sistema Alimentar e Agroecológico Sustentável, levando comida para a casa das pessoas e gerando renda e desenvolvimento com sustentabilidade”.
Agricultura Urbana e Familiar
O Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar (CMAUF) em parceria com a Emater estão realizando um diagnóstico para identificar todos os produtores do município e os interessados em produzir alimentos. A intenção é incentivar e fortalecer a produção agroecológica familiar em Contagem. Os kits individuais recebidos serão doados a alguns agricultores e produtores das unidades produtivas comunitárias. E a intenção é que os agricultores possam ter os documentos para comercializarem seus produtos nos programas de aquisição de alimentos de Contagem.