A Prefeitura de Contagem, por meio da Vigilância Sanitária municipal, e em parceria com a PMMG (Polícia Militar de Minas Gerais), reforçará, a partir da próxima terça-feira (23/3), a fiscalização de medidas de combate à Covid-19 nos ônibus do sistema metropolitano da cidade.
As medidas fazem parte de um protocolo assinado pela prefeita Marília Campos, após uma reunião com dirigentes do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram) ocorrida no último dia 12/3.
No âmbito municipal, a fiscalização já está sendo realizada com o apoio da Transcon e da Guarda Civil Municipal. Dentre as medidas vistoriadas, estão a disponibilização de álcool gel 70% na entrada dos ônibus e a restrição no número de passageiros nos coletivos, podendo viajar somente o número de pessoas sentadas e apenas 10 em pé. Além disso, as empresas devem aumentar o número de viagens em horário de pico e disponibilizar veículos reservas que deverão estar de prontidão em casos de superlotação.
O protocolo estabelece ainda que as empresas de ônibus deverão fornecer máscaras para os motoristas; fazer a desinfecção diária dos coletivos, com lavagem e higienização geral; além de apresentar aos passageiros materiais informativos de cumprimento das normas sanitárias de enfrentamento ao novo coronavírus.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Renê Vilela, todo o protocolo foi construído em parceria com as empresas operadoras do transporte, o que mostra a importância do diálogo com os setores neste momento de enfrentamento à Covid-19.
“Nós estamos conseguindo avanços importantes dialogando com os representantes de todos os setores, principalmente o transporte, que foi diagnosticado como um gargalo a ser resolvido para conter a propagação do vírus no transporte público. Acreditamos que, com a adesão a essas medidas, conseguiremos ter uma melhora nos indicadores epidemiológicos da cidade”, destacou o secretário.
A prefeitura pede para que o cidadão seja fiscalizador, denunciando o descumprimento do decreto por parte dos coletivos. Além disso, o Pacto pela Vida continua, portanto, utilize máscaras, higienize as mãos e evite aglomerações. Em caso de descumprimento dos protocolos, o cidadão pode fazer denúncias por meio do telefone 3329-3390.









