O Grupamento Ambiental da Guarda Civil de Contagem participou, neste mês, de uma operação de fiscalização e combate ao tráfico de fauna silvestre, desencadeada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
As equipes visitaram vários endereços por toda a cidade de Contagem, obtidos por meio de denúncias e investigações. Foram resgatadas duas cobras píton e dez aves de espécies variadas. “A operação foi muito produtiva. Conseguimos visitar 90% dos alvos que tínhamos proposto e, com isso, coibir ilícitos ambientais”, explica o gestor ambiental da Semad, André Russo Valério. Os animais foram encaminhados ao Ibama, por meio do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Divinópolis.
Em uma das casas visitadas, o morador Elias Inácio Dias fez questão de elogiar o trabalho da equipe. “Essa ação feita pela Guarda Civil e a Semad é ótima porque, nem sempre, o morador tem ciência do dano que está causando à natureza, mantendo animais em cativeiro simplesmente porque os acha bonitos. Eu mesmo já tive que pagar multa e participar de palestras educativas sobre a função dos animais na natureza. Depois do que aconteceu, eu aprendi. Hoje, sei o que é certo e o que é errado, e como contribuir para preservar a natureza”, mencionou.
Desde 2015, a Semad conta com o apoio da Guarda Civil de Contagem nas ações e no trabalho de prevenção de ilícitos relativos à fauna e à flora. A Semad recebe e atende denúncias, pesquisa sobre crimes nas redes sociais, atua com inteligência, investigando e realizando operações no município de Contagem, em parceria com a corporação.