A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) irá restituir moradores de Contagem que pagaram valores a mais nas tarifas de esgotos. Após reclamações de usuários, um processo administrativo fiscalizatório foi realizado pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae), para investigar irregularidades no volume de esgoto tratado e faturado pela Copasa.
Finalizada as investigações, usuários do município terão o direito de receberem de volta os valores cobrados indevidamente.
Segundo a Gerência de Fiscalização Econômica (GFE) da Arsae/MG, 5.605 moradores de Contagem foram prejudicados com as cobranças indevidas efetuadas durante o período de janeiro de 2012 a dezembro de 2019. Deverão ser devolvidos um total de R$ 4 milhões referentes ao serviço não realizado.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH), Isnard Monteiro Horta, as redes de esgotos dos bairros Industrial, Industrial Santa Rita, Tropical e Inconfidentes não são lançados nas tubulações (interceptores) que levam o esgoto para a Estação de Tratamento (ETE).
“O esgoto desses bairros estava sendo lançados na rede pluvial que leva aos córregos. A tarifa de esgoto quando tem tratamento é mais cara. Daí, o reembolso aos usuários”, explicou.
Orientações aos usuários
A Prefeitura de Contagem orienta a população a requerer o ressarcimento da tarifa de esgoto cobrada indevidamente procurando os canais de atendimento da Copasa.
Os usuários prejudicados, ainda conectados à rede da Copasa, terão direito a receber automaticamente, por meio de desconto integral das faturas, até completar o saldo a ser devolvido.
Já os usuários que não estão conectados à rede, a Arsae-MG determinou a Copasa que divulgue no site da empresa a lista daqueles que têm direito à devolução. Nesses casos, deverá ser feita por meio de depósito bancário identificado ou ordem de pagamento.
Agendamento de atendimento
Para os usuários serem atendidos na Copasa do município, devem acessar o site: www.copasa.com.br e clicar no link “agendamento”.
Quem preferir pode usar o aplicativo Copasa Digital ou agendar pelos telefones: 115 ou pelo 0800 0300 115, que, segundo a concessionária, atende gratuitamente 24 horas por dia. O cliente deve fazer um cadastro para prosseguir com a solicitação.