Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Contagem e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura Municipal de Contagem
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Flickr
Notícias
MAR
19
19 MAR 2021
DESENVOLVIMENTO URBANO
Moradores serão ressarcidos pela Copasa por cobrança indevida na tarifa de esgotos
receba notícias

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) irá restituir moradores de Contagem que pagaram valores a mais nas tarifas de esgotos. Após reclamações de usuários, um processo administrativo fiscalizatório foi realizado pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae), para investigar irregularidades no volume de esgoto tratado e faturado pela Copasa.

Finalizada as investigações, usuários do município terão o direito de receberem de volta os valores cobrados indevidamente.

Segundo a Gerência de Fiscalização Econômica (GFE) da Arsae/MG, 5.605 moradores de Contagem foram prejudicados com as cobranças indevidas efetuadas durante o período de janeiro de 2012 a dezembro de 2019. Deverão ser devolvidos um total de R$ 4 milhões referentes ao serviço não realizado.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH), Isnard Monteiro Horta, as redes de esgotos dos bairros Industrial, Industrial Santa Rita, Tropical e Inconfidentes não são lançados nas tubulações (interceptores) que levam o esgoto para a Estação de Tratamento (ETE).

“O esgoto desses bairros estava sendo lançados na rede pluvial que leva aos córregos. A tarifa de esgoto quando tem tratamento é mais cara. Daí, o reembolso aos usuários”, explicou.

Orientações aos usuários

A Prefeitura de Contagem orienta a população a requerer o ressarcimento da tarifa de esgoto cobrada indevidamente procurando os canais de atendimento da Copasa.

Os usuários prejudicados, ainda conectados à rede da Copasa, terão direito a receber automaticamente, por meio de desconto integral das faturas, até completar o saldo a ser devolvido.

Já os usuários que não estão conectados à rede, a Arsae-MG determinou a Copasa que divulgue no site da empresa a lista daqueles que têm direito à devolução. Nesses casos, deverá ser feita por meio de depósito bancário identificado ou ordem de pagamento.

Agendamento de atendimento

Para os usuários serem atendidos na Copasa do município, devem acessar o site: www.copasa.com.br e clicar no link “agendamento”.

Quem preferir pode usar o aplicativo Copasa Digital ou agendar pelos telefones: 115 ou pelo 0800 0300 115, que, segundo a concessionária, atende gratuitamente 24 horas por dia. O cliente deve fazer um cadastro para prosseguir com a solicitação.

Seta
Versão do Sistema: 3.4.3 - 10/03/2025
Copyright Instar - 2006-2025. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia