Prefeitura de Contagem e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) firmaram, nesta sexta-feira (22), a intenção de parceria para execução de diversos projetos na cidade.
A prefeita Marília Campos, acompanhada do secretário de Desenvolvimento Social, Renê Vilela, esteve na sede da instituição e se reuniu com o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe; o superintendente regional Sesi, Christiano Leal; o presidente da Ciemg, Fábio Sacioto e o superintendente regional do IEL/MG e de Ambientes de Negócios, Gustavo Macena.
No encontro, Marília ressaltou a importância da requalificação dos distritos industriais da cidade e a realização de cursos profissionalizantes e de qualificação segundo a vocação industrial do município. Para ela, é importante a constituição de um sistema integrado de qualificação profissional em entre a prefeitura, o Sistema S, universidades e fundações.
Também foi discutida a adesão da Fiemg à Campanha Pacto pela Vida; a criação de um ambiente de inovação tecnológica na cidade, com hub de startups (espaços físicos onde as startups colocam em prática as ideias), laboratório, indústria 4.0 e inclusão digital de estudantes; a atração de novos investimentos para o município; a retenção das indústrias já instaladas; a modernização da gestão pública, com maior integração, transparência, agilidade e desoneração de taxas e impostos. “Assumimos o município com muitos desafios e estamos empenhados na busca de soluções para promover o desenvolvimento econômico, como também para a geração de emprego e renda para a nossa população. Os cursos de qualificação profissional conforme a vocação de Contagem serão importantes para garantir trabalho para as pessoas”, disse Marília.
A Fiemg se comprometeu a ajudar no estímulo das indústrias para a adesão a Campanha Pacto pela Vida, que considera de grande importância para o enfrentamento da covid-19. A campanha tem o objetivo de conscientizar e unificar todos os segmentos para o cumprimento das diretrizes apresentadas no Decreto 004/21.
Durante a conversa, a prefeita solicitou também a Roscoe o apoio da Fiemg na implantação de um Programa de Qualificação Profissional para as mulheres, a ser implementado em março deste ano, durante as comemorações do Dia Internacional da Mulher. “É importante lidar com as desigualdades sociais. A mulher ainda sofre com estas questões. Por isso, precisamos investir na qualificação profissional e promover o incentivo a geração de trabalho e renda. Queremos ofertar cursos de inovação tecnológica para mulheres”.
O presidente da Fiemg sinalizou o apoio ao projeto e destacou a importância das indústrias terem mão-de-obra qualificada do próprio município. “Temos feito várias parcerias com os municípios mineiros para preparar os trabalhadores. Esta iniciativa é bastante valorizada, pois preza muito por qualidade e a facilidade de acesso”.
Na ocasião, ele apresentou os avanços do Sistema S no investimento educacional e informou que Contagem receberá a primeira escola bilíngüe e digital do Brasil, que atenderá em torno de 2 mil alunos. A Fiemg está investindo R$ 30 milhões na unidade que promete ser um Centro de Referência para a América Latina.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Renê Vilela, a proposta da atual administração é que a prefeitura e a Fiemg dividam responsabilidades para promover os cursos profissionalizantes e de qualificação no município. “Já estamos mantendo uma conversa com as indústrias para o preparo de mão-de-obra qualificada segundo a necessidade da empresa. O perfil do aluno tem que se identificar com o perfil da empresa para um melhor aproveitamento”, frisou.
Distritos industriais
Um dos pontos abordados por Marília Campos durante a reunião foi a requalificação dos distritos industriais de Contagem, principalmente, as áreas do Cinco e da Cidade Industrial. A prefeita solicitou a parceria da Fiemg para fazer um diagnóstico de redimensionamento dos espaços existentes. “É necessária esta discussão para promovermos a modernização administrativa e o desenvolvimento sustentável. Precisamos reaproveitar as nossas áreas industriais”, disse.
Flávio Roscoe também falou sobre a importância de uma política de desburocratização para as indústrias, com celeridade nos processos. “A atração de empresas acontece com incentivos fiscais e vantagens competitivas. O município de Contagem possui toda a infraestrutura para receber novas empresas. Mas, é preciso desburocratizar os serviços públicos para que haja um destrave da economia”. Renê Vilela esclareceu que esta política econômica faz parte das diretrizes do governo Marília Campos, que tem como foco a transparência e a celeridade no andamento dos processos públicos.
A Fiemg também fez uma explanação sobre os investimentos em startups e disse que tem atuado como catalisadora, no sentido de aproximar as startups das indústrias mineiras.