Se a indústria é a vocação primária da cidade de Contagem, o empreendedorismo é um dos destaques do momento atual da economia do município e foi o protagonista da Semana de Inovação e Empreendedorismo. Realizado pela Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae Minas, o evento aconteceu nos dias 29 e 30 de outubro, no Sesc Contagem, reunindo mais de 500 pessoas e cem empresas de diferentes portes em uma programação que contou com mesa de conversa, palestra e rodada de negócios.
A Semana de Inovação e Empreendedorismo buscou fortalecer políticas públicas, estimular conexões estratégicas e impulsionar a geração de negócios no município, tudo isso a partir de uma programação pensada para valorizar o ecossistema local e preparar Contagem para um futuro mais empreendedor, inteligente e sustentável. A primeira noite do evento (29/10) reuniu gestores públicos, especialistas e empreendedores em uma programação diversificada, que contou com a mesa de conversa “Contagem + Inovação: Conectando Ideias, Gerando Negócios” e a palestra “Futuro Inteligente”, ministrada pelo especialista em cultura digital, Gil Giardelli, além da exposição de estandes temáticos.
“Contagem carrega o título de coração da indústria mineira, mas nós temos uma matriz econômica muito diversa, que inclui o setor de serviços, que é muito forte. Então, a Semana de Inovação e Empreendedorismo é uma iniciativa que aproxima o empresariado da Prefeitura para que possamos fazer um diálogo cada vez mais produtivo, avançando em nossas relações”, destacou o vice-prefeito de Contagem, Ricardo Faria.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano José Oliveira, ressaltou que Contagem é uma cidade inovadora, com um alto potencial para crescer ainda mais. “Eu tenho acompanhado de perto a força e a vitalidade do ecossistema empreendedor da nossa cidade. Contagem é uma cidade que não para, investe, cria e produz, e, acima de tudo, acredita no seu potencial de inovar”.
Luciano destacou que essa trajetória de avanço é fruto de um trabalho coletivo, liderado pela prefeita Marília Campos, que acredita no desenvolvimento econômico com um eixo central de uma gestão moderna e participativa. “A Semana de Inovação e Empreendedorismo é a celebração desse momento e um espaço para pensarmos no futuro, trocar ideias e fazer conexões”, pontuou.
Rodada de Negócios
O segundo dia de atividade aconteceu nessa quinta-feira (30/10), e contou com rodadas de negócios que proporcionaram a aproximação de grandes empresas âncoras com pequenos e médios empreendedores do município. A proposta foi estimular a circulação de recursos entre pequenos e grandes negócios de Contagem, formando uma cadeia produtiva sólida e impulsionando o desenvolvimento e o crescimento econômico local.
Na ocasião, as empresas âncoras - compradoras - conversaram com as pequenas e médias empresas - fornecedoras - para conhecer um pouco mais dos empreendimentos e vislumbrar possíveis parcerias.
Para o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Fábio Barbosa, foi um importante momento para fechar bons negócios. “É para nós um grande orgulho organizar esse evento e ter como parceiros as diversas empresas que ouviram o nosso chamado. O nosso desejo é que hoje seja um momento para fechar excelentes negócios e que a gente saia daqui renovados, levando para cada uma das empresas participantes novas perspectivas”, pontuou o subsecretário.

Pequenos e médios empresários tiveram a oportunidade de trocas experiências e realizar negócios com grandes empresas - Fotos: Fábio Silva/PMC (1) e Adelcio Ramos/PMC (2)
A coordenadora-geral do evento, Fernanda do Carmo Silva, destacou que o segundo dia da Semana de Inovação e Empreendedorismo é muito importante para as pequenas empresas terem contato com aquelas de grande porte. “A importância do evento, principalmente nesse segundo dia, é fomentar a economia do município. É uma oportunidade única para as grandes empresas terem contatos com novos fornecedores. Hoje nós estamos com 19 empresas âncoras multinacionais do município e, para muitos fornecedores, essa é uma possibilidade de networking e de expansão de negócios".
Alan da Cruz é proprietário de uma empresa que presta serviços ambientais e participou da rodada de negócios como empresa fornecedora. Para ele, o evento foi a chance de apresentar o seu negócio para novos possíveis clientes. “Esse evento é uma forma de você conseguir contato com grandes empresas e cuidar da imagem da nossa empresa junto as que aqui estão para que possamos divulgar o nosso negócio", afirmou o empresário.
A realização da Semana de Inovação e Empreendedorismo é mais uma iniciativa do Executivo Municipal que demonstra o compromisso da Prefeitura de Contagem com uma cidade economicamente ativa, sustentável e produtiva, encorajada pelo diálogo do poder público e do empresariado local.
Clique aqui e acesse a galeria de fotos 1.
Clique aqui e acesse a galeria de fotos 2.









