No último sábado (18), foi promovida roda de conversa sobre o uso correto de plantas medicinais e repassadas informações sobre os trabalhos realizados no Centro Municipal de Agricultura Urbana Familiar (Cmauf), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Social.
A conversa girou em torno do uso correto de plantas medicinais, o plantio, tipos de ervas, o cuidado com canteiros e estufas, como regar as plantas e a substituição dos agrotóxicos por adubos naturais para preservar a qualidade dos alimentos e para a saúde do homem. Após o bate-papo e as trocas de experiências, os visitantes realizaram um passeio pelo Cmauf, identificando as plantas, e foram contemplados com mudas e um lanche composto de sucos e chás a base de plantas medicinais.
Os participantes fazem parte dos grupos “Milefolium” (Parque Municipal Lagoa do Nado/BH) e Centro Cultural Venda Nova (CCVN). A roda de conversa foi conduzida por especialistas em agroecologia como Sayuri, farmacêutica e professora de ecologia do Uni/BH. Ela é coordenadora do Grupo Milefolium, que existe há 20 anos. E pelo fundador e coordenador do CCVN, Paulino Caldeira Barros, premiado como Mestre da Cultura Popular pela Prefeitura de Belo Horizonte, além da gerente do Cmauf, Maria José Mendes Estevão.
A professora Sayury falou sobre a importância de proteger as espécies nativas, o que para ela o Cmauf faz com competência. “O trabalho do Centro é sensacional. Estamos na expectativa de criarmos um circuito na região metropolitana para a expansão de programas tão valiosos como o de hoje”, ressaltou.
Para Maria José Estevão, o encontro foi valioso. “Gratificante receber pessoas de outras cidades, estados para debates e trocas de informações com o objetivo principal que é a consulta médica com a opção do uso de medicamentos sintéticos ou o uso de plantas medicinais”, disse.
Segundo ela, o ano de 2020 será de expansão do espaço e dos projetos do centro. De 2017 a 2019, foram doadas aproximadamente 8,5 mil mudas por mês. “Neste ano a meta é doar, por mês, 12 mil mudas de plantas medicinais com orientação de uso”, assegurou. Ela ainda informou que, atualmente, o centro praticamente não compra insumos, pois recebe do Banco de Alimentos da Prefeitura uma tonelada e meia de resíduos para compostagem, proporcionando hortas 100% orgânicas num espaço 100% agroecológico.
O Cmauf fica na Rua Fernando Ferrari, 85, Praia.
Telefone: (31) 3394 7676.