A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Saúde, montou uma força-tarefa composta por 69 agentes de saúde que percorrem os locais afetados pelo temporal do último domingo (19) e orientam a população sobre a limpeza dos imóveis. Os agentes entregam aos moradores garrafas de água sanitária e panfletos informativos. Além disso, a secretaria montou postos itinerantes em três vilas atingidas pela chuva. Nesses locais, as pessoas podem fazer consultas, obter informações sobre medicamentos e ainda receber vacinas.
Em outra frente, uma ONG, em parceria com alunos de veterinária do Centro Universitário Newton Paiva, já resgatou 15 animais, entre gatos e cachorros, na Vila Barraginha. Eles serão tratados e devolvidos aos donos.
A enfermeira da Secretaria de Saúde Carolina Hespanha, que atende no posto Itinerante da Vila Barraginha, destacou a importância dessa ação. “Muitos têm dificuldade de procurar uma unidade de saúde. Então, trazer uma equipe médica até eles, nesse momento de dificuldade, traz um conforto”. Mais de 150 pessoas foram atendidas no posto itinerante da Barraginha.
Gildázio Ribeiro mora há mais de 20 anos na Vila Barraginha. Ele estava entre os voluntários que ajudaram as pessoas após a tempestade e fez uma pausa no trabalho para ir ao posto Itinerante. "Achei muito importante essa ação, aproveitei para colocar o cartão de vacina em dia".
Postos itinerantes
Vila Barraginha Vila Itaú (o posto ainda está sendo montado) Vila Sapolândia E. M. Pedro de Alcântara Unidades Básicas de Saúde próximas da região afetada pela chuva
Frigo Diniz Vila São Paulo Vila da Paz