Os usuários dos serviços voltados às pessoas em situação de rua, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD) e das comunidades terapêuticas de Contagem e região, deram um show de bola na terça-feira (16/07), no CSU Eldorado, em Contagem. Não só mostraram todo o seu futebol no 1º Torneio de Futsal de Inserção Social de Contagem, como deram exemplo de cidadania, inclusão e espírito esportivo que marcou presença na competição.
Formados por pessoas em situação de rua, trabalhadores dos serviços da Assistência Social, usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD) e das Comunidades Terapêuticas Ele Clama e Terra de Gilgal Recomeça.
“Esse campeonato tem vários significados. Não pensamos nele só como uma competição, mas como um processo de reinserção social e superação através do esporte”, afirma a coordenadora do CAPS AD, Reila Rezende. Ela explica que todos os envolvidos no torneio encararam muitos desafios na vida e que o torneio é um momento de confraternização e partilha. “Por meio dessas atividades trazemos o divertimento e o lazer para o paciente, dessa forma, conseguimos fazer um atendimento integral à saúde”, disse.
Para o assistente social do Centro POP Eldorado e organizador do torneio, Leandro Ribeiro , o torneio de futebol é um momento em que a população em situação de rua está confraternizando e, ao mesmo tempo, exercitando a cidadania e desenvolvendo a autoestima. “Temos dois times dentro de quadra que são adversários, mas fora dela, lutam pela mesma coisa: garantia de direitos, direito à moradia, direito à dignidade humana, direito a uma vida mais digna”, ressalta.
Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Luzia Ferreira, valorizar a inclusão social e a inserção desses usuários é fundamental para que essas pessoas tenham dignidade. "O que vimos hoje é um ser humano que tem muita capacidade de reconstruir suas vidas e resgatar seus laços afetivos. Quando ele encontra um apoio e politicas públicas que possam acolher sem discriminação e que contribuem para o fortalecimento e o resgate da sua autoestima”, destaca a secretária.