A Prefeitura de Contagem, por meio do Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e outras Drogas (Comadc), em parceria com o Centro Universitário UNA, vai realizar o primeiro Curso de Extensão voltado para familiares de dependentes químicos, residentes no município. As inscrições estão a todo vapor.
Com a proposta de possibilitar a compreensão sobre o fenômeno da dependência química no contexto familiar e identificar aspectos que favorecem e/ou perpetuam seus sintomas, a proposta do curso vai possibilitar intervenções que possam minimizar o sofrimento dos familiares e também restaurar as relações afetivas e individualidades prejudicadas.
O Centro Universitário UNA ofertará também assistência dos profissionais que atuam na Clínica de Psicologia. Durante o curso, serão desenvolvidos mecanismos de inserção dos participantes em atividades no campo do empreendedorismo com vistas na elaboração de possibilidades de geração de trabalho e renda. “Esse primeiro curso de extensão representa uma importante estratégia de apoio e orientação para as famílias que vivem o drama da dependência química”, destaca a presidente do Comadc, Soraya Romina.
A matriz curricular ficou assim: três módulos, divididos em 45 horas, durante o período de 9 de abril a 30 de maio corrente, quais sejam: Módulo 1 – Entendendo o fenômeno do uso/abuso de álcool e outras drogas e a dependência química; Módulo 2 – A prevenção ao uso/abuso de álcool e outras drogas e Módulo 3 – Modelos de Cuidado/Tratamento e Reabilitação. As aulas acontecerão às terças e quintas-feiras, no horário das 14h às 16h30, na UNA Contagem. Vai acontecer também uma aula inaugural na segunda-feira (8), no auditório da faculdade com o palestrante Luciano Magno Pinheiro.
A formatura está prevista para acontecer durante a Semana de Enfrentamento e Prevenção ao Uso/Abuso de Álcool e outras Drogas, celebrada no período de 19 a 26 de junho/2019. “Essa parceria com a UNA Contagem é uma importante estratégia de aproximação da universidade das questões afetas à comunidade de uma forma geral e representa o esforço do conselho no sentido de transformar o nosso município num território de prevenção às drogas”, finalizou Romina.