Inaugurado em 2010, mas em plena atividade desde 2017, o Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar (Cmauf) foi criado para potencializar pequenos agricultores e famílias que desejam o cultivo de hortaliças e a disseminação de plantas nativas quase extintas em várias localidades da região metropolitana.
Ao todo são 137 espécies de plantas medicinais e hortaliças, algumas que existem somente no Cmauf. Todas têm sua procura específica pois são para diversas enfermidades. Porém as mais procuradas são para hipertensos e diabéticos como por exemplo: caninha de macaco, cavalinha, carqueja doce, alecrim, manjericão, azedinha e vinagreira (hibisco).
A procura mensal pela população chega a 2 mil mudas. O atendimento é feito todas as quartas-feiras com a técnica agrícola que orienta o manuseio e o correto consumo das plantas. “Nós somos autores da nossa própria saúde. Com o conhecimento das propriedades medicinais das plantas, podemos diminuir o uso dos comprimidos em gavetas e passamos a utilizar soluções naturais para as enfermidades do dia a dia”, destaca a gerente do Cmauf, Maria José Mendes.
O Cmauf possui um cadastro com a saída das mudas. Dessa forma, são coletadas informações com o nome, número da identidade, telefone do contemplado. Não são estabelecidos limites de doações, porém em pedidos maiores de mudas é informado um determinado prazo, pois dependerá do espaço que a pessoa possui no domicilio ou até mesmo sítios.
Além das manutenções diárias como manter as matrizes das plantas medicinais, irrigação e limpeza; o principal cuidado tomado é que todas sejam agroecológicas e produzidas com materiais orgânicos. Não é utilizado composto químico na produção de mudas, tendo então, mudas mais saudáveis e próprias para o consumo.
Para a moradora do bairro Praia e visitante assídua do Cmauf, Maria da Conceição Vieira, o espaço traz uma nova sintonia quanto ao cuidado e zelo pela saúde e também claro a natureza que tem sido preservada. “Hoje temos acesso e a liberdade para buscar mudas de verduras e plantas medicinais. Queremos que o prefeito mantenha essa coordenação que tem cuidado e mantido com muito carinho o nosso Cmauf de Contagem. É importante para as antigas e novas gerações”, enfatiza.
Escolas e Comunidade de braços dados
Atualmente o Cmauf também tem tido um papel preponderante referente à educação alimentar nas escolas e nas casas dos moradores. Com apenas dez funcionários no quadro, a equipe busca levar o melhor sobre a importância do meio ambiente e dos cuidados com a saúde.
As pessoas são orientadas por meio de métodos casuais em que se utiliza pequenos e grandes espaços ou suspensos em pallets, pneus e pets no cultivo de plantas. Oferecem também palestras e oficinas sobre plantio. "Minha filha teve um tempo doente e eu resolvi apostar no tratamento com plantas medicinais e alimentos orgânicos. O resultado foi positivo, comparado a medicação", finaliza a dona de casa, Maria José Guilherme.
Quem desejar ter a equipe do Cmauf nas escolas e na comunidade, basta entrar em contato através do endereço: Rua Fernando Ferrari, nº 85 – Bairro Praia. E também no telefone: 3394-7676.