O prefeito Alex de Freitas e o secretário municipal de Saúde, Cleber de Faria Silva, acompanhados do deputado federal Eduardo Barbosa, tiveram audiência com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em Brasília, nesta terça-feira (19). O objetivo do encontro foi conseguir recursos para o município de Contagem, e o secretário voltou otimista.
“Estivemos em audiência com o ministro para solicitar o incremento financeiro para o Complexo Hospitalar, relacionado ao MAC (Financiamento da Média e Alta Complexidades)”, conta Cleber de Faria Silva. “Também solicitamos recursos para construir duas UPAs, substituindo as atuais do Petrolândia e da Ressaca.”
Na conversa com o ministro da Saúde, Cleber de Faria Silva apresentou os dados que mostram a evolução no atendimento prestado pelo CHC desde 2016, quanto à internação hospitalar, cirurgias eletivas e internação em leitos de urgências e UTI, tanto no Hospital Municipal quanto na Maternidade.
A construção de novas UPAS no Petrolândia e no Ressaca visa melhorar o atendimento a essas duas regiões, cuja população cresce constantemente. “Os prédios atuais atendem aos moradores, mas precisamos melhorá-los, substituí-los por prédios mais modernos, com mais consultórios e melhoras assistenciais. Assim, vamos melhorar o atendimento de urgência nas duas regiões”, explica o secretário de Saúde.
A resposta do ministro Luiz Henrique Mandetta deixou o secretário otimista. “O ministro foi muito favorável ao nosso pleito e deu a entender que é bem possível nos atender, principalmente quanto à construção das UPAs. Quanto ao incremento de recursos para o Complexo Hospitalar, ele ficou de fazer um estudo aprofundado a nível nacional. Mas prometeu analisar com bons olhos a situação de Contagem, pelo que temos feito na questão da assistência para a nossa região”, avalia Cleber de Faria Silva.