No último sábado (24), a Unidade Municipal de Ensino Infantil (Umei) Vereador João Evangelista Fernandes e a Escola Municipal Dona Gabriela Leite realizaram uma Mostra Cultural em conjunto voltada à celebrar o Mês da Consciência Negra. A festividade aconteceu no período matutino e contou com exposições de cartazes produzidos pelos alunos, roda de conversa com mulheres, que debateu sobre as dificuldades que a mulher negra enfrenta na sociedade, danças e apresentações musicais afro-brasileiras.
A diretora da Umei, Regina Lara Resende, destaca a importância de introduzir este tema no ensino infantil. “Trabalhamos com 278 crianças com a faixa etária entre 3 e 5 anos, e é fundamental que este assunto seja apresentado de forma lúdica às crianças desde cedo para que combater o preconceito, incentivar o respeito”, ressalta.
O diretor da unidade escolar, Alexandre Eustáquio da Silva, lembra que o Mês da Consciência Negra além de celebrar as conquistas é importante para promover a igualdade social. “A inclusão é fundamental para discutirmos a questão racial e incentivar a valorização de cada um, sem criar um estereótipo. É um momento de reflexão e empoderamento. Por isso, neste ano, o foco foi “o feminino”, debatemos questões voltadas ao cabelo, assessórios, roupa e trabalhamos para a valorização pessoal de cada um”, disse.
A subsecretária da Secretaria de Educação (Seduc), Dagmá Brandão Silva, afirma que a atual gestão se dedica a propor trabalhos que valorizam as pessoas. “É primordial mostrar à comunidade que a prefeitura está empenhada em fazer com que os estudantes se sintam incluídos e reconhecidos nas atividades desenvolvidas pelas escolas” conclui.