A Prefeitura de Contagem avança na instalação da nova unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), em Contagem. A nova unidade atenderá até 1.500 estudantes com educação em tempo integral, alimentação, bolsa permanência e transporte.
A nova unidade do IFMG funcionará no prédio da antiga Escola Municipal Pedro Pacheco, no Santa Cruz Industrial, onde funciona atualmente a Secretaria de Educação. Com a chegada do IFMG, Contagem amplia a política pública para a juventude e a oferta de cursos técnicos, superiores e de pós-graduação. A vinda do instituto foi possível em função de uma articulação da gestão municipal e do poder legislativo com o governo federal. Em visita às futuras instalações do instituto, a prefeita Marília Campos e o deputado federal Reginaldo Lopes destacaram a conquista e o quanto isso irá representar para o desenvolvimento da educação no município.
“O governo federal já publicou no Diário Oficial da União. Portanto, Contagem vai garantir o funcionamento do instituto, que será aqui (antiga E.M. Pedro Pacheco).
É uma política importante para a juventude, com ensino médio em tempo integral, alimentação, transporte e uma bolsa”.
Prefeita de Contagem, Marília Campos
“Contagem está disponibilizando uma infraestrutura totalmente adequada para uma boa educação, com todos os equipamentos, espaços físicos preparados para receber os nossos alunos.
O Instituto Federal tem uma rede verticalizada, permitindo que esse aluno possa iniciar um técnico em informática, mas depois ser um engenheiro da computação, por exemplo.
Então ele tem todo um itinerário para ele chegar até a formação superior ou ir para o mercado de trabalho”.
Deputado federal, Reginaldo Lopes

Visita ao prédio onde, em breve, será instalado o Instituto Federal. Fotos: Luci Sallum/PMC
Próximos passos
A Prefeitura de Contagem está nas últimas etapas para concluir a doação do terreno para o governo federal, requisito essencial para o funcionamento do IFMG. Os institutos federais têm por característica atender as demandas territoriais de formação. Desta forma, em 2026, serão realizadas audiências públicas para definir os cursos que serão ofertados na unidade de Contagem, ouvindo e dialogando com as demandas da população.
Os estudantes do instituto contam com todo suporte para uma melhor educação. Além de ficarem em horário integral, têm direito à alimentação no local e bolsa de permanência e incentivo à aprendizagem. Além disso, uma parceria do município com o governo federal garantirá o transporte dos estudantes, uma importante iniciativa da gestão para combater a evasão escolar.
Outra ação importante para garantir o funcionamento do IFMG em Contagem é a contratação de professores. Já tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei para contratação de mais de 9 mil professores e 6 mil técnicos administrativos para atender cada uma das cem novas unidades do Instituto Federal espalhadas pelo Brasil, incluindo Contagem.
CLIQUE AQUI e confira a galeria de fotos









