Cortejo da consciência negra “De Zumbi a Arthur”, desfile afro, apresentações culturais, show do grupo “Projeto Samba de Raiz” e a tradicional feijoada de Zumbi, marcaram nesse domingo (26), a celebração do Mês da Consciência Negra, na Comunidade dos Arturos. As festividades foram abertas ao público e contaram com o apoio da Prefeitura de Contagem, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Transcon) e também da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
O mês de Novembro é lembrado como o Mês da Consciência Negra. O dia 20, especificamente, é a data oficial dedicada à celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra. O festejo tem como objetivo homenagear Zumbi dos Palmares, o principal representante da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial, e condecorar Arthur Camilo, fundador da comunidade há cerca de 120 anos.
Uma das organizadoras do evento e membro da comunidade, Miriam Regina Santos, afirma ainda que a data é importante para manter as tradições. “Além das homenagens, aproveitamos a data para manter as tradições religiosas e culturais, resgatar as raízes da cultura afro-brasileira e também para combater a discriminação racial que infelizmente ocorre no nosso país”, ressalta.