A apresentação do coral 'Vozes na Maturidade", na manhã do domingo (14/12), durante o Festival Internacional de Corais (FIC), emocionou o público presente na Igreja São Gonçalo, mostrando que a música é uma poderosa ferramenta de inclusão, convivência e promoção do envelhecimento ativo. Formado por 45 idosos, com mais de 60 anos, o coral se apresentou sob a regência da maestrina Maria da Conceição Martins e acompanhamento do pianista Douglas Alves Niso.
Essa foi a segunda participação do grupo no festival, que neste ano teve como tema "Canta Raul", com o intuito de homenagear o cantor Raul Seixas. O coral “Vozes na Maturidade” interpretou a canção Tente Outra Vez, que dialoga com o projeto e a trajetória dos integrantes.
A superintendente de Políticas Públicas para a Pessoas Idosa, Ivone Pereira Castro Silva, destacou o impacto do coral na promoção do envelhecimento ativo e saudável. "O coral tem crescido muito e contribuído para a melhora da saúde dos participantes, além de fortalecer a convivência familiar e comunitária. Trata-se de uma das atividades do Programa Contagem na Maturidade que tem dado muito certo", afirmou.
Para o maestro Lindomar Gomes, coordenador do FIC, o trabalho desenvolvido pela maestrina contribui para o desenvolvimento artístico e expressivo do grupo. "Ela consegue fazer as pessoas cantarem com alegria, e isso reflete diretamente no coral. A trajetória, a formação e a vivência musical que ela carrega, são transmitidas ao grupo".
Para a maestrina Maria da Conceição Martins, o coral vai muito além da técnica vocal e ver uma pessoa idosa sair de casa para cantar, emociona. “Aos poucos, quem chega triste muda o semblante, passa a sorrir, a cantar e a se expressar, e isso é gratificante demais! Um detalhe importante é que não utilizamos pastas com letras. Trabalho a memória dos idosos, alguns com mais de 80 anos, por meio de gestos. Quando estão no palco, os olhos brilham, e isso aquece o meu coração", explicou.
Para o pianista do coral, Douglas Alves Niso, a experiência vai muito além da música. "É uma vivência diferente poder acompanhar o coral e estar presente nas apresentações. É um trabalho leve, que se transforma em um momento de lazer, e a apresentação veio para coroar todo o esforço dos ensaios e o retorno do trabalho. Por ser um festival internacional, tem um valor muito grande e mostra que todos nós podemos, independente da idade ou condição", afirmou.
A participante do coral, Sebastiana de Fátima, ressaltou que o coral representa um espaço de acolhimento e fortalecimento da autoestima. "Desde que entrei no coral, minha vida mudou. Antes estava em casa, chorando e enfrentando a depressão. Com as aulas de canto, melhorei muito e me sinto mais acolhida e feliz".
Outra integrante, Regina Vasconcelos, frisou a importância do projeto em sua vida. "Sair de casa e conviver com pessoas é o que o coral Vozes da Maturidade nos proporciona. A música faz bem para a ama e foi muito emocionante participar do Festival Internacional de Corais em nossa cidade. É um projeto que cuida da saúde do corpo e da mente e valoriza a pessoa idosa”.
Vozes da Maturidade
Fundado em 2022, o coral "Vozes da Maturidade" surgiu dentro do Programa Contagem na Maturidade, desenvolvido pela Secretaria de Direitos Humanos, da Prefeitura de Contagem. Inicialmente com poucos integrantes, o grupo cresceu por meio da indicação entre colegas e vizinhos, e hoje conta com 45 componentes. Os ensaios acontecem em dois locais - Nova Contagem e Centro -, e, nas apresentações, as turmas se unem, formando um grande coral.
Contagem na Maturidade
Lançado oficialmente em outubro de 2021, durante a Semana de Valorização da Pessoa Idosa, o programa tem como missão promover políticas públicas por meio da oferta de ações e serviços em todas as regionais, garantindo o direito ao envelhecimento digno, ativo e saudável, respeitando as diversidades e auxiliando na efetivação dos direitos humanos e cidadania.
Festival Internacional de Corais
O festival promove o intercâmbio cultural e valoriza a música coral como expressão artística, reunindo grupos vocais de diferentes perfis e localidades, reforçando a inclusão e a diversidade por meio da música.









