Com o lema “Cada mudança de posição é um gesto de proteção”, o Hospital Municipal de Contagem (HMC) lançou oficialmente a Campanha de Prevenção de Lesão por Pressão, com o objetivo de garantir o bem-estar dos pacientes, ao promover o cuidado e a assistência de qualidade. Durante o evento, realizado no auditório da Maternidade de Contagem, foram apresentados o cenário atual da instituição, o plano de ação preventivo e casos de sucesso na redução de lesões, reforçando a importância do trabalho integrado e contínuo, desenvolvido no HMC.
A lesão por pressão está entre as seis metas internacionais de segurança do paciente que é considerada um desafio global. Além de gerar dor e sofrimento, pode causar sequelas permanentes e aumentar tempo de internação, custos hospitalares e risco de complicações graves.
Uma das idealizadoras da campanha, a diretora Assistencial Renata Graziela, explicou que a prevenção das lesões por pressão vai muito além de um indicador de qualidade assistencial. É uma expressão de cuidado, atenção e compromisso com o bem-estar de quem mais precisa, o paciente.
“Quando conseguimos evitar uma lesão, não apenas reduzimos o tempo de permanência no leito hospitalar e liberamos acesso para outros pacientes, como também evitamos dor, sofrimento e limitações que poderiam ser prevenidas. Cada gesto de cuidado, cada olhar atento reflete a profissão que escolhemos, cuidar de pessoas. Prevenir a lesão por pressão é, acima de tudo, um ato de amor”, afirmou Renata Graziela.

A equipe multiprofissional do Complexo Hospitalar recebeu orientações e treinamento durante o lançamento da Campanha de Prevenção de Lesão por Pressão - Fotos: João Pedro Alcântara/PMC
A campanha, dirigida pela gerente de Enfermagem, Betânia Claudiano, reforça a segurança do paciente como prioridade e tem a participação ativa do Serviço de Cuidados com a Pele, que envolve equipes assistenciais, multiprofissionais, lideranças e setores estratégicos da instituição, reunindo mais de cem profissionais capacitados, que participaram do encontro e receberam orientações e treinamento.
O que é a lesão por pressão?
Considerada um evento adverso de alta complexidade, a lesão por pressão é caracterizada pelo dano na pele causado pela falta de mudança de posição, especialmente em regiões que apoiam sobre relevos ósseos, como calcanhares, cotovelos e região sacral (área inferior da coluna) nas costas. Segundo especialistas, 95% dos casos podem ser evitados com medidas simples e rotineiras de prevenção.
“A lesão por pressão é um dano causado na pele por pressão contínua do corpo ao permanecer em uma mesma posição. Um paciente acamado por longos períodos sem mudança de decúbito (posição) tem alto risco de desenvolver esse tipo de ferida”, explicou Jeane Araújo, enfermeira especialista em dermatologia e integrante do Serviço de Cuidados com a Pele há seis anos.
Desafio mundial na assistência em saúde
Enfermeira estomaterapeuta, gerontóloga e integrante do Serviço de Cuidados com a Pele do HMC, Sheila Brandão informou que a lesão por pressão, mais que um problema de pele, é um indicador da qualidade assistencial de uma instituição. Ela impacta a vida do paciente, da família e o sistema de saúde. “Prevenir é uma responsabilidade de todos os profissionais. Cada mudança de posição é um gesto de respeito, dignidade e cuidado”, ressaltou.
Casos graves, como os de estágio quatro, podem comprometer tecidos profundos como músculos e ossos, deixando sequelas irreversíveis. Em muitos casos, os pacientes perdem a capacidade de realizar atividades simples do dia a dia, mesmo após a cicatrização.
Compromisso com a prevenção
Para Alda Mota, enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente, o evento foi um momento de mobilização e sensibilização. “A prevenção não depende só de materiais como colchão viscoelástico ou coxins, almofadas, apoios ou calços anatômicos. Depende, principalmente, da mudança de posição e da atenção da equipe. Cuidar é também educar, orientar e agir com empatia”, afirmou.
Ela reforçou ainda a dimensão humana da assistência. “Precisamos olhar para o paciente com responsabilidade e sensibilidade. Orientar, prevenir e agir na hora certa fazem toda a diferença para evitar sofrimento e garantir segurança durante a internação”, completou.
A gerente de enfermagem do Complexo Hospitalar de Contagem (CHC), Betânia Claudiano, destacou que iniciativas como a da campanha reafirmam o compromisso do SUS Contagem com a qualificação contínua das equipes e a melhoria do atendimento prestado à população.
Segundo ela, investir em capacitação e engajamento é essencial para fortalecer a prática assistencial e garantir um cuidado cada vez mais seguro. “Essas iniciativas da gestão têm um papel fundamental na melhoria do atendimento oferecido à população. A meta é que, a cada capacitação, nossos colaboradores estejam ainda mais preparados, refletindo diretamente na segurança e no bem-estar dos nossos pacientes”, ressaltou.
Serviço estratégico
O Serviço de Cuidados com a Pele do Complexo Hospitalar de Contagem atua de forma consultiva, normativa e educativa, apoiando equipes assistenciais e gestores na construção e implementação de protocolos voltados à prevenção e tratamento de lesões cutâneas, alterações na pele, evitáveis. A atuação é integrada com a Coordenação de Enfermagem e o Núcleo de Segurança do Paciente, fortalecendo uma cultura institucional de cuidado seguro e humanizado.
Essa iniciativa reafirma o compromisso de Contagem com a qualidade assistencial, a prevenção de riscos e o cuidado centrado no paciente.
Clique aqui e acesse a galeria de fotos.









