A Prefeitura realizou, nessa segunda-feira (29/9), um segundo evento de entrega de títulos para moradores do bairro Milanez, ocasião em que foram entregues mais 147 deles, registrados em cartório de imóveis de Contagem. Este número, somado aos 122 registros entregues em maio deste ano, totalizam 269 documentos, de 240 lotes, que chegam às mãos das famílias do Milanez beneficiadas com a Regularização Fundiária de Interesse Social, que a Prefeitura vem realizando no âmbito do programa “Casa Minha” em diversas regiões da cidade.
Para viabilizar esta segunda leva de títulos dos imóveis, um novo plantão foi realizado em agosto, quando ocorreu a entrega documental por parte dos beneficiários. A proposta de parcelamento foi, também ,aprovada, sem condicionantes, resultando no envio para o cartório os documentos finais para a titulação.
A prefeita Marília Campos entregou os títulos juntamente com o vice-prefeito Ricardo Faria, o administrador regional da Ressaca, José Carlos, e a secretária de Habitação, Mônica Cadaval Bedê. Marília conclamou os moradores a irem aos plantões, no dia definido para cada família:
“É trabalhoso enfrentar a burocracia, entregar a papelada,
mas a Regularização Fundiária de Interesse Social ocorre
em etapas e os registros vão valorizar os imóveis e a região.
Vocês passam a ter condições de financiar recursos para melhorar
fisicamente o imóvel e a ter garantia jurídica para o futuro da família”,
Marília Campos, prefeita de Contagem
O vice-prefeito, Ricardo Faria, que falou aos moradores de melhorias previstas para a região, disse que a Prefeitura conseguiu captar, junto ao Governo Federal, recursos de R$ 45 milhões para obras de drenagens no Morro dos Cabritos e que, naquela tarde, Marília esteve anunciando obras de pavimentação nas vilas Pérola e União, também na Ressaca.
Já o arquiteto da Secretaria de Habitação, Daniel Carvalho de Souza, explicou que do dia 1º/10 ao dia 12/11, haverá o quarto plantão na sede da Secretaria de Habitação, de forma a atender aos casos dos proprietários de lotes que não compareceram nos plantões anteriores ou ficaram com alguma pendência no processo. “Para o 3º plantão tivemos uma boa adesão. Por isso, pedimos aos que obtiveram o registro nessa segunda-feira, que estimulem a sua vizinhança, os seus conhecidos, para comparecerem ao 4º plantão, a fim de realizarem a entrega de documentos que o cartório exige”, disse.
A Prefeitura realizou, nessa segunda-feira (29/9), um segundo evento de entrega de títulos para moradores do bairro Milanez Fotos: Luci Sallum/PMC
Satisfação pelo título
Vários testemunhos - da satisfação de ter o documento cartorial em mãos - foram dados pelos moradores durante o evento e, uma delas, foi Grazielle Costa. “Confesso que também tive dúvidas se este registro iria sair desta vez, mas aqui estou recebendo esta titulação em cartório do meu lote, documento esperado por mais de 40 anos. Por isso, agradeço à Prefeitura e, em especial, à equipe de profissionais da Habitação por todo o trabalho, que tem etapas a seguir e muitos documentos a apresentar para o cartório”, disse ela, que é professora.
Uma outra moradora que demonstrou grande expectativa de ter o seu nome e dos irmãos na próxima lista de contemplados foi Edna de Oliveira Gonçalves. Ela estava com duas vizinhas que receberam o título do lote. “Confesso que acompanhei pouco o processo. Mas hoje vejo a importância de irmos às reuniões e aos plantões”, disse ela, que trabalha como cuidadora e vive com mais três irmãos.
Já Raquel de Almeida Silva, que é comerciante, disse que a entrega da titulação dos imóveis “representa tudo” para ela. “Ter a documentação dá uma segurança muito grande para a gente. Eu estou muito feliz, muito satisfeita", disse ela, que mora há 30 anos no bairro.
“Casa Minha”
O programa Casa Minha foi lançado em agosto de 2023 e já está transformando a vida de milhares de famílias em várias regiões da cidade. Com investimentos que chegam a R$ 10 milhões, o programa prevê a regularização de cerca de 13 mil moradias em regiões como a Vila Secóia, Nascentes Imperiais e Vila Paris. No caso do bairro Milanez, a próxima etapa de titulação está prevista para o primeiro semestre de 2026.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos!