A Prefeitura está trabalhando para garantir que a população tenha cada vez mais acesso a espaços de lazer para convivência, práticas esportivas, entre outros. Para isso, atualmente está reformando cinco parques da cidade, Amendoeiras, Pedreira Santa Rita, Sapucaias I e II e Sarandi. Essas obras fazem parte do conjunto de 121 intervenções realizadas nos últimos quatro anos com o objetivo de fortalecer o lazer, o esporte e a ocupação dos territórios pelas comunidades, além de promover mais cuidado com os locais do município.
Para o presidente da Conparq, Avair Júnior, as obras em andamento nos parques de Contagem vão muito além de simples reformas. Elas representam o compromisso da administração em valorizar os espaços públicos como pontos estratégicos de convivência e bem-estar para toda a população. De acordo com ele, com a continuidade dessas intervenções, a administração municipal reafirma o compromisso de cuidar da cidade e garantir que todas as regiões contem com infraestrutura adequada para o lazer, o esporte e o convívio social.
“Estamos focados em transformar cada parque em um lugar onde as pessoas possam se encontrar, praticar esportes, descansar e fortalecer os laços com a comunidade. Esses locais são essenciais para a saúde física e emocional de quem mora aqui. Queremos que cada canto de Contagem tenha áreas de lazer acessíveis e seguras. Essa é uma forma de valorizar a qualidade de vida da população e ampliar o direito ao uso dos espaços públicos”, finalizou Avair.
No Parque Sapucaias I, na região do Petrolândia, por exemplo, a reforma está na reta final. Vestiários, guarita e quadra passaram por revitalização completa. Os passeios ganharam piso tátil e acessibilidade, a iluminação foi modernizada e a pista de caminhada pintada. A entrega para a população está prevista para os próximos dias. CLIQUE AQUI para conferir as fotos.
Na primeira foto, o parque Sapucaias II e, na segunda, o Amendoeiras, no Nacional, que estão recebendo várias intervenções
Fotos: (à esquerda) Ronnie Von e (à direita) Adelcio Ramos / PMC
Na mesma região, o parque Sapucaias II vai receber campo de futebol society com alambrado e arquibancada, nova quadra, playground, academia ao ar livre, mirante, quiosques e paisagismo com vegetação típica da região. Todo o quarteirão será contornado por calçada com sinalização tátil. Na esquina das ruas Olho de Tigre e Crisopácio será implantada uma área de convivência.
Já no Amendoeiras, na região do Nacional, a quadra teve alambrado substituído, a arquibancada recebeu nova pintura e o sistema elétrico foi revisado. A pista de skate passou por manutenção e a área externa ganhou piso intertravado. Os vestiários foram reformados com novas louças e divisórias. As salas internas também passaram por melhorias estruturais e elétricas.
E na região do Industrial, a comunidade vai contar com um novo parque, a Pedreira Santa Rita, que está passando por uma transformação completa. Nesta primeira etapa, já estão em andamento os serviços de drenagem no campo e em todo o terreno. Também estão previstas a instalação de grama sintética, a construção de um vestiário e a criação de um sistema para reaproveitamento da água drenada.
E a população do Ressaca também terá motivos para comemorar, a reforma do parque Sarandi segue avançando e a previsão é que as obras no parque sejam finalizadas no segundo semestre deste ano. Entre os serviços já finalizados no local estão a recomposição de parte da pista de caminhada e ciclovia, dos passeios e pisos internos, e das escadas existentes, além da revitalização completa das quatro quadras poliesportivas e do campo de areia. Também foram realizados o plantio de grama nas áreas de piquenique, a construção das arquibancadas das quadras e a instalação do guarda-corpo no bordo do canal. Além disso, já começou a execução da pista de skate e da nova rampa de acessibilidade.
Além das intervenções estruturais, as obras também buscam garantir que os parques sejam espaços inclusivos e acessíveis para todos. A instalação de piso tátil, rampas e sinalização adaptadas mostra o cuidado com a diversidade de público que frequenta esses locais.
Para finalizar, o diretor de parques da Conparq, Rafael Marques, a requalificação dos espaços públicos vai além da revitalização física. Ele ressalta que os parques têm papel importante na promoção do lazer, da convivência e da preservação ambiental, oferecendo estruturas mais seguras e acessíveis, esses locais passam a ser ainda mais valorizados pela comunidade. Rafael ainda reforçou a importância da participação da população na ocupação e conservação dos espaços.
“Os parques são pontos de encontro e bem-estar nos bairros. São espaços pensados para o lazer, a contemplação e a preservação ambiental, mas, acima de tudo, são lugares de encontro, de convivência e de fortalecimento dos laços comunitários. Com as melhorias realizadas, as famílias e os moradores agora têm ainda mais motivos para frequentar esses espaços. Convidamos toda a população a ocupar esses parques, a viver esses espaços e também a ajudar na conservação, garantindo que continuem sendo locais de bem-estar e cuidado coletivo", finalizou.