A Prefeitura de Contagem trabalha para assegurar a proteção e a qualidade de vida dos cidadãos. Com o intuito de evitar ações que gerem incômodos e danos à população, a Guarda Civil de Contagem, em parceria com outras forças de segurança e órgãos de fiscalização, realizou, nesta quinta-feira (15/5), a 14ª etapa da Operação Hefesto.
Ao todo, quatro “ferros-velhos” foram fiscalizados e uma pessoa foi conduzida à Sexta Delegacia na Regional Industrial por compra ilegal de cabos de telefonia e uma tampa da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa/MG).
Em dois ferros-velhos inspecionados na região Industrial, ambos estavam sem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e apresentavam irregularidades em relação ao alvará de funcionamento. Além disso, foram notificados por questões ambientais, já que o local precisava estar limpo e com os pneus, vasos de plantas, calhas e garrafas sem acúmulos de água para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue e outras arboviroses, o Aedes aegypti.
O principal objetivo da iniciativa é enfrentar o furto, a venda e a receptação de fios de cobre na cidade. Desde o início das operações em 2023, já foram realizadas, aproximadamente, 123 ações, resultando em uma queda de mais de 90% neste tipo de crime. “Os resultados são bastante expressivos, considerando que, em 2022, mais de 286 mil usuários foram impactados. Até o final de 2024, o número caiu para cerca de 8 mil, representando uma redução de 97,08%”, ressaltou a secretária municipal de Defesa Social, Viviane França.
A Operação Hefesto conta com a colaboração de diversas instituições de segurança e fiscalização, como a Guarda Civil, a Polícia Civil e a Polícia Militar de Minas Gerais, além da Vigilância Sanitária, Copasa, Cemig, operadoras de telefonia e fiscais das áreas de Meio Ambiente e Posturas. Essa ação integrada demonstra o comprometimento do município com a segurança pública e com o desenvolvimento de uma cidade mais limpa, justa e conectada.
Segundo o subcomandante da Guarda Civil, Adrinei Costa, a operação busca garantir um ambiente mais seguro para os cidadãos, sem prejudicar o setor de reciclagem, que desempenha um papel fundamental na sustentabilidade urbana. “É fundamental reconhecer que a maioria dos recicladores atua de forma legal e contribui com a sociedade. Nosso objetivo é identificar irregularidades e agir de acordo com a legislação, sempre com equilíbrio e sem julgamentos generalizados”, ressaltou.
Com foco preventivo e educativo, a Operação Hefesto também tem a missão de alertar sobre os perigos da negociação de materiais de origem duvidosa e de promover condutas comerciais responsáveis e sustentáveis. “A fiscalização é um instrumento de conscientização. Pretendemos fortalecer as ações preventivas, pois elas são essenciais para impedir a reincidência destes crimes”, completou o subcomandante.
Canal de Denúncias
A população tem à disposição uma maneira fácil, rápida e anônima para entrar em contato com a Guarda Civil: por meio de mensagens via WhatsApp. O canal foi criado com o propósito de auxiliar no enfrentamento de situações que geram incômodos e danos à comunidade. O número é (31) 97306-4423 e está disponível 24 horas por dia. Também é possível enviar relatos, áudios, fotos e vídeos por esse meio.
Clique aqui e acesse a galeria de fotos