Nesta segunda-feira (31/3), a Fundação de Ensino de Contagem (Funec) do Industrial deu início às aulas das turmas dos cursos de recepcionista e cuidador(a) de idoso(a), ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A aula inaugural, realizada no antigo prédio da Escola Municipal Maria do Amparo, no bairro Industrial, marca o começo da jornada de aprendizado dos futuros profissionais, que buscam mais oportunidades no mercado de trabalho nos diversos setores da sociedade. O evento reuniu gestores da cidade, professores e estudantes, que receberam kits de materiais usados durante as aulas para dar apoio a sua formação.
Durante o evento, a prefeita Marília Campos destacou a importância da oferta de cursos técnicos e de qualificação profissional. “A capacitação da mão de obra é cada vez mais necessária, especialmente, diante da falta de trabalhadores em diversas áreas. E cursos técnicos, como o de recepcionista e o de cuidador de idosos, são essenciais para preencher essas lacunas. Além disso, eles não só garantem o conhecimento necessário, mas também aumentam as chances de conseguir um emprego com uma remuneração melhor.”
Com 96% do público formado por mulheres, os cursos reafirmam o compromisso da gestão com a qualificação profissional, a ampliação das oportunidades de emprego e o fortalecimento da economia local. A iniciativa visa capacitar os alunos para o mercado de trabalho, oferecendo uma formação técnica de qualidade e alinhada às demandas da região. A definição dos cursos ainda teve como base uma pesquisa prévia com a comunidade, garantindo que a oferta atenda às reais necessidades da população.
A vice-presidente da Funec, Telma Fernanda, falou sobre a decisão de potencializar a E. M. Maria do Amparo, após a desativação do ensino fundamental na unidade, focando na qualificação profissional com a oferta de cursos. “A desativação do ensino fundamental aqui nesta escola foi uma decisão pensando no futuro da comunidade e na qualificação profissional desta região. Ao invés de mantermos só o ensino médio regular, decidimos potencializar essa unidade, oferecendo cursos de qualificação que atendem às demandas da nossa população, como o de cuidador de idosos e recepcionista.”
Ela ressaltou ainda que, a partir de agora, a ideia é tornar a escola um pólo regional de capacitação, oferecendo os cursos como os do Pronatec. “A iniciativa visa também ampliar a oferta de cursos, com parcerias e negociações com o MEC para garantir mais recursos e investir em outros programas, como o “Mulheres Mil”, que poderão beneficiar ainda mais a população local”.
Os estudantes dos cursos de recepcionista e cuidador de idosos receberam os kits de materiais e iniciaram as aulas na Funec Industrial
Fotos Luci Sallum / PMC
A professora do curso de cuidador(a) de idoso(a), Luciana Braga, destacou a importância da educação na sua profissão, além dos benefícios da qualificação e as oportunidades geradas, especialmente para mulheres em busca do seu primeiro emprego. “A educação tem um papel fundamental na minha profissão de enfermeira e também no curso de cuidador(a) de idoso(a). Para muitas mulheres, essa é uma oportunidade de entrar no mercado de trabalho, pois o curso oferece uma base importante e abre portas para novas possibilidades profissionais, melhorando a vida de quem se qualifica e daqueles a quem cuidarão.”
Os estudantes também compartilharam suas expectativas. Maria Isabel, aluna do curso de recepcionista, vê a oportunidade como um passo importante para sua carreira. “Este curso é passo um importante. Além das técnicas, estou aprendendo habilidades de comunicação que são fundamentais para ser uma ótima profissional no futuro.”
Já Maria Raiane Gonzaga, aluna do curso de cuidador(a) de idoso(a), destacou o impacto pessoal da formação. “O curso tem sido bom demais para mim, não apenas pelo conhecimento técnico, mas também pelo impacto pessoal. Aprendemos a cuidar não só de idosos, mas de nossos próprios familiares, isso dá mais valor emocional ainda. Então, agradeço a todos que tornam essa oportunidade possível.”
“Investir na formação profissional é uma das melhores maneiras de abrir mais portas no mercado de trabalho. Cursos de qualificação, como o de recepcionista e de cuidador de idosos, são fundamentais, pois além de atender a uma necessidade crescente da sociedade, como o envelhecimento da população, também preparam as pessoas para aproveitarem as oportunidades que estão surgindo com a retomada econômica”, concluiu a prefeita.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos.