Com o intuito de transformar não apenas o cenário visual, mas também o desenvolvimento social e econômico da cidade, Contagem ganhou, na tarde dessa quarta-feira (12/2), uma nova galeria de arte urbana a céu aberto. Um mural de mais 2.000 m², está localizado na RHI Magnesita, na Cidade Industrial, e foi pintado por 22 artistas; 50 alunos da E.M. Josefina Souza Lima, que participaram das oficinas educativas; e 13 grafiteiros da região, trazendo mais cores e vida para o local. A ação foi promovida pela Fábrica de Graffiti, que defende a cultura como agente de inclusão e avanço social. Clique aqui e confira a galeria de fotos!
Durante o encontro, os gestores da empresa RHI Magnesita destacaram e agradeceram as obras das bacias de contenção que estão sendo realizadas em áreas críticas, como a Vila PTO, Vila Itaú e rua Rio Volga. Ressaltaram, também, a importância dessas intervenções para a proteção das comunidades, em especial, da região Industrial. Além disso, reconheceram o compromisso da Prefeitura com a melhoria do ambiente de negócios, enfatizando os avanços na desburocratização e na agilidade dos processos para impulsionar o desenvolvimento econômico da cidade.
A prefeita de Contagem, Marília Campos, falou sobre o impacto positivo da parceria entre o poder público e a empresa, ressaltando que o projeto vai muito além da arte. "A inauguração da nova galeria é um projeto incrível, que transformou esse espaço em um lugar vibrante, de criatividade e inclusão. Além de celebrarmos a arte, reforçamos a parceria entre a Prefeitura e a empresa, que vai muito além da cultura", afirmou.
Para Marília, iniciativas que favorecem o desenvolvimento econômico são importantes para que as empresas percebam as oportunidades de expandirem os negócios no município. “Estamos investindo R$ 1 bilhão em infraestrutura e acreditamos na importância da parceria entre o setor público e o privado para impulsionar o desenvolvimento de nossa cidade. Nosso compromisso com estas melhorias visa tornar Contagem ainda mais atrativa para novos investimentos, gerando mais empregos e qualidade de vida para nossa população", disse.
O evento contou com apresentação de instrumentos, com os alunos do Projeto Querubins Fotos: Luci Sallum/PMC
A RHI Magnesita, tem sido fundamental no processo de colaboração entre os setores público e privado. Wagner Sampaio, presidente regional da empresa, comentou sobre a importância dessa união à Prefeitura, para enfrentar desafios regionais e nacionais: "Em meio às crises geopolíticas e a um cenário global altamente desafiador, enxergamos um único caminho para alcançar o sucesso: a união entre a iniciativa privada, as empresas e a gestão pública. Aqui em Contagem, temos feito isso muito bem, respeitando os princípios de concorrência e trabalhando juntos para o benefício da sociedade".
Segundo ele, a parceria público-privada tem se mostrado essencial, também, em projetos de infraestrutura, que beneficiam tanto a indústria quanto a vida da população. Wagner destacou, ainda, três pontos essenciais para o desenvolvimento da parceria com as cidades: a ferrovia, a infraestrutura hídrica e o licenciamento ambiental. “Esses esforços conjuntos nos permitem continuar gerando empregos e promovendo desenvolvimento, além de contribuir com projetos sociais como este, que são uma fonte de orgulho para todos nós”, informou o presidente regional.
David Schlaff, acionista da RHI Magnesita, destacou os avanços gerados pela colaboração entre a empresa e a Prefeitura. “Nos últimos anos, temos visto avanços significativos nesse modelo de colaboração, com a modernização de processos, agilidade na concessão de licenças e um fortalecimento da infraestrutura necessária para o crescimento econômico. Acreditamos que investir na região vai além da nossa operação. Ela também contribui para um ecossistema de desenvolvimento, gerando novos empregos e atraindo novos investimentos", comentou.
O evento contou com apresentação de instrumentos, com os alunos do Projeto Querubins. Estiveram também presentes o vice-prefeito de Contagem, Ricardo Faria; a deputada estadual, Ione Pinheiro; e os secretários Geraldo Vitor (Meio Ambiente), Ramon Santos (Cultura), Alex Chiodi (Esportes) e Luciano Oliveira (Desenvolvimento Econômico).