Com foco na comida saudável, balanceada e com custo baixo, os restaurantes populares de Contagem atendem todos os públicos, de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 14h. Localizados nos bairros Eldorado, Ressaca e Nova Contagem, as unidades servem juntas mais de 4.000 refeições diariamente. Esse total inclui ainda os marmitex oferecidos, gratuitamente, pelas sete cozinhas comunitárias do município, às famílias em extrema pobreza e insegurança alimentar, pessoas em situação de rua e populações atingidas por emergências.
“As refeições são preparadas e servidas com dignidade, assegurando um ambiente adequado para a alimentação”, afirmou a subsecretária de Segurança Alimentar, Nutricional e de Agroecologia, Cida Miranda.
Nos últimos quatro anos, os restaurantes populares passaram por uma reestruturação, que resultou na duplicação do número de atendimentos e na melhoria da qualidade dos serviços. Nesse período, foi implantado o jantar na unidade de Nova Contagem e ampliado o atendimento à população em situação de rua, incluindo almoço e jantar.
Cada unidade conta com uma equipe de dois profissionais de nutrição, responsáveis pela coordenação geral e pela produção. O acesso aos restaurantes é livre, sem necessidade de cadastro prévio, sendo que o valor pago pelo usuário representa menos da metade do valor de custo dos pratos, visto que a Prefeitura subsidia mais de 60% do valor das refeições.
Entre 2021 e 2024, mais de 3,7 milhões de refeições foram servidas, incluindo cerca de 150 mil destinadas à população em situação de rua, mais de 11 mil direcionadas às pessoas atingidas por emergências e outras 970 mil para famílias cadastradas nas cozinhas comunitárias.
Cardápios e programas internos
Os cardápios são cuidadosamente elaborados de acordo com as diretrizes do Guia Alimentar para a População Brasileira, sem a utilização de frituras ou alimentos ultraprocessados. Além da oferta de refeições, os restaurantes funcionam como espaços multiuso para atividades de educação alimentar e nutricional, destinadas a funcionários, usuários e parceiros da rede.
“Nos restaurantes há a utilização de muitos produtos que vêm da agricultura familiar, o que garante uma renda extra a muitos produtores da cidade e região metropolitana, além de proporcionar uma melhor qualidade à alimentação, que é servida diariamente, promovendo saúde e o bem-estar da comunidade”, disse a subsecretária.
São promovidos cursos, palestras e oficinas sobre aproveitamento integral dos alimentos, boas práticas de manipulação, incentivo a hábitos alimentares saudáveis, agroecologia, combate ao desperdício e campanhas educativas com temas como prevenção de arboviroses, violência contra as mulheres e saúde do trabalhador.
Grupos prioritários
Um dos papeis dos restaurantes populares é oferecer refeições de forma gratuita aos públicos vulneráveis, incluindo famílias cadastradas nas cozinhas comunitárias, pessoas em situação de rua e de emergência.
Para a população em situação de rua, o almoço é oferecido em todas as unidades e o jantar é servido na Casa de Passagem e no Centro de Referência da População em Situação de Rua (Centro Pop). O acesso ao almoço se dá por meio de encaminhamento do Centro Pop.
Unidade da Ressaca vai mudar de sede
Os moradores do bairro Jardim Laguna e região poderão almoçar, em breve, na nova sede do restaurante popular Ressaca. Atualmente, o imóvel onde funciona o restaurante é alugado. Um outro, com sede própria, está em construção. O novo espaço será mais amplo e acessível, contando, ainda, com outros serviços, como a Administração Regional Ressaca, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e ainda um outro serviço público a ser definido, reunindo vários serviços essenciais em um mesmo espaço, colocando, assim, a gestão municipal ainda mais próxima das pessoas.
Até a inauguração da nova unidade, prevista entre agosto e outubro de 2025, o Restaurante Popular da Ressaca continua funcionando no prédio situado na alameda das Andorinhas, 265, no bairro Cabral. O novo endereço será av. Borba Gato, 205, próximo à praça do Divino.
As refeições têm o valor de R$ 5,50 o almoço e de R$2,50 o jantar, servido apenas na unidade de Nova Contagem.
Serviço:
Endereço: rua Maria José Chiodi, 37 – Nova Contagem
Horário do almoço: 10h30 às 14h
Horário do jantar: 17h às 19h30
Endereço: rua Madre Margherita Fontanarosa, 420 – Eldorado
Horário do almoço: 10h30 às 14h
Endereço: alameda das Andorinhas, 265 – Cabral
Horário do almoço: 10h30 às 14h
* Com colaboração do jornalista Etiene Egg e de Thiago Gravino