A fim de restaurar um barranco na rua Frei Tito Frankort, no bairro Funcionários, foi iniciada, há alguns meses, a construção de um muro de contenção, feito com cortina atirantada. O muro vai garantir tranquilidade e segurança aos moradores, tanto da parte de cima da rua quanto de baixo, onde está localizado o Beco Funcionários. A obra tem um orçamento de R$ 670 mil e tem previsão de ser finalizada em abril de 2025.
De acordo com a prefeita Marília Campos, que esteve no local para acompanhar o andamento da obra, “em épocas de chuvas, o local sofre muito. Por isso, foi feito esse projeto a fim de garantir tranquilidade às pessoas, principalmente em épocas de chuvas. É a certeza de mais segurança e dignidade a todos que moram ou passam por aqui. Que em breve possamos celebrar a conclusão desta intervenção", completou ela.
O secretário de Obras e Serviços Urbanos, Rômulo Perilli, informou que a construção do muro é um legado que será deixado pelo atual governo: “É algo perene, de alto padrão e está sendo feito para que a situação dos moradores quanto ao problema de deslizamento seja resolvida".
Conforme o coordenador de engenharia da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, Ailton Paulo, o procedimento de cortina atirantada é feito com uma base estaqueada bem resistente e, depois, há uma perfuração de 12 metros de uma forma angulada, que entra para dentro do solo. Posteriormente, joga-se uma nata (cimento) para dentro do solo, preenchendo os espaços e prendendo a armação de forma rígida e segura. “É feito, ainda, a estrutura de ferragem e concretagem. Pelo projeto haverá, no lugar, também, um reaterro, travando o muro com o solo existente, sendo um método seguro para todos os moradores", esclareceu.
Mãe de 16 filhos, 40 netos e 16 bisnetos, Lúcia Maria Auxiliadora, 67, que há 32 anos mora no entorno, afirmou que o local, que fica na frente de sua casa, sempre foi um barranco, mas que se sustentava. Contudo, devido às fortes chuvas, o terreno foi cedendo, preocupando a todos que viviam no entorno. “Confiando no poder público, fizemos uma reclamação, a Prefeitura veio, fizeram um plano inicial e conseguiram conter o problema. Nossa expectativa, agora, é para que não apenas o muro de contenção fique pronto como todo o projeto", disse.
Também moradora da rua Frei Tito Frankort, Neiva Silva, relatou que há quase três anos, a situação de moradia e trânsito ficou complicada. Contudo, com a obra, o medo deu lugar à esperança. “Felizmente, com a obra, que está sendo muito bem-feita, ficamos mais tranquilos".
Até o fim do período estipulado para término das obras, um grande trabalho será realizado. “O muro de contenção será finalizado e, no vão entre o muro e a rua, haverá um aterramento que vai acompanhar a angulação da rua, permitindo que a via seja alargada, permitindo o trânsito melhor dos veículos. Haverá a construção de uma calçada e um guarda-corpo, além de drenagem, que vai melhorar tanto a segurança quanto ao escoamento de água", relatou Moisés Jardim da Silva Freitas, encarregado da intervenção.