A Prefeitura de Contagem certificou, na última quarta-feira (11/12), no Centro Público de Economia Solidária, 169 alunos de cursos de qualificação profissional, que têm por objetivo despertar e aprimorar habilidades aos participantes que buscam autonomia por meio dos mais variados ofícios.
Após o curso, as pessoas podem por em prática todo o conhecimento adquirido, seja no mercado de trabalho formal ou autônomo, além de poderem participar de eventos e feiras para comercializarem seus produtos, gerando renda para si e suas famílias. Os cursos ofertados dessa vez foram de: brindes personalizados; corte e costura inicial; corte e costura de lingerie e moda praia; corte e costura avançada; salgadeiro; pizzaiolo; culinária japonesa; panetone 1 e 2; decoração de balão; e costura criativa.
A prefeita Marília Campos destacou a importância da certificação de alunos e salientou que nos últimos três anos, cerca de 1.600 pessoas se qualificaram por meios dos cursos ofertados gratuitamente sob coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar.
“A cada conclusão de curso, são emoções diferentes e especiais que vemos e percebemos. Seja pela criação de oportunidades, complementar renda,
além da convivência entre os participantes, autonomia. São histórias as mais diversas, inclusive afetando a própria família de uma forma positiva.
Posso dizer que esse tipo de oportunidade muda a vida de muitas pessoas e quanto mais pessoas se qualificarem,
adquirirem conhecimento e colocarem em prática, maior a chance de sucesso, de emprego, de renda e de coisas boas"
Prefeita Marília Campos
Para a subsecretária de Trabalho e Geração de Renda, Mara de Castro, ˜o investimento na promoção de capacitações e de possibilidade de renda fortalece as pessoas, em especial, mulheres, que com conhecimento, trabalho e esforço conseguem construir sua autonomia financeira˜. “Diariamente convivemos com diversas situações, principalmente as vitoriosas, de mulheres que conseguem se libertar de experiências ruins em suas vidas pessoais e se tornam pessoas independentes e maravilhosas˜, completou.
Entre os depoimentos de vários formandos, Rogério Antônio da Silva lembrou que após concluir o curso de pizzaiolo, seu horizonte ampliou. Churrasqueiro há 15 anos, atualmente trabalha em dois locais e, segundo ele, a experiência no curso oferecido pela Prefeitura aproximou-o ainda mais de sua esposa, com quem divide o trabalho de fabricação de pizzas. “Hoje somos ainda mais próximos. Ela me ajuda no ofício de pizzaiolo, que foi uma ótima oportunidade de melhoria de vida e de renda", disse.
José Nilton Loretão, morador da Casa de Passagem, também concluiu o curso de pizzaiolo. “Agora é colocar em prática e tentar uma vida melhor. Tenho o sonho de abrir minha pizzaria, ganhar dinheiro e fazer tudo com amor e carinho", falou. Clique aqui e confira este depoimento.
Outra formanda, Juliete Lima salientou o trabalho dos professores envolvidos e à oportunidade oferecida ao público de Contagem: “Só tenho a agradecer por tudo, pelo apoio, pela realização do curso, o conhecimento adquirido e a turma da qual participei. A gente vê a evolução de cada um. Hoje eu já trabalho com sublimação, produzindo canecas e camisetas. Espero que esse projeto continue e mais pessoas participem”.
De forma simbólica, um representante de cada curso recebeu um certificado. Ao final, houve confraternização entre os presentes e comercialização de produtos, frutos do aprendizado de cada curso.
CLIQUI AQUI e confira a galeria de fotos