A saúde de Contagem encerra o ano com mais uma boa notícia para os contagenses: a Unidade Básica de Saúde (UBS) Cândida Ferreira, localizada na região Ressaca, deve ser entregue à população em maio de 2025. O equipamento é considerado “porte três”, ou seja, vai comportar três equipes de saúde da família, sendo referenciado para 12 mil usuários, proporcionando mais acessibilidade, conforto e atendimento humanizado.
A unidade contará com 13 consultórios médicos, duas equipes de odontologia, ponto de coleta de exames laboratoriais, curativos, grupos operativos de promoção à saúde, sala de vacina, procedimentos, eletrocardiograma (ECG) e equipe multiprofissional. “Nosso objetivo é garantir uma condição melhor de atendimento e, com isso, melhorar a qualidade da assistência que é prestada. Um equipamento que fica mais perto da moradia das pessoas, obviamente, vai promover melhores condições para a população”, disse o secretário municipal de Saúde, Fabrício Simões.
As obras iniciaram em setembro de 2023 com recursos de uma contrapartida da Construtora MRV, em um investimento de cerca de R$ 2,6 milhões. A nova UBS ficará na Alameda dos Rodoviários, 300, no bairro Cândida Ferreira. Clique aqui e confira as fotos do andamento das obras!
De acordo com o diretor de Planejamento de Obras da Secretaria Municipal de Saúde, o engenheiro civil Leonardo Lopes da Silva, já foram executados os projetos, terraplanagem, fundação, alvenaria estrutural, janelas de alumínio, instalações elétricas e hidráulicas, telhado de cobertura, muro e cerca de divisa. Neste momento, está em execução o “revestimento de piso, revestimento de parede, pintura e contenção do talude dos fundos”.
“É uma unidade que vai facilitar o acesso e a assistência ao paciente;
ampliar serviços de odontologia; sala de vacina;
garantir um ambiente mais adequado e um atendimento mais humanizado.
Além disso, os trabalhadores também terão um ambiente de trabalho mais apropriado”.
Adélia Batista, gerente do distrito Ressaca, que falou que a UBS Cândida Ferreira
é uma reivindicação antiga dos moradores da região, especialmente, do bairro Cabral.
Morador da região, Lucas Rodrigues, conhecido como professor Café, é usuário do SUS e afirmou que a UBS vai atender e beneficiar muito a comunidade. “É nosso dever valorizar tudo que está sendo feito aqui no Cândida Ferreira. Essa unidade de saúde vai garantir vários atendimentos em um só lugar, fisioterapeuta, terapia ocupacional, clínico geral, odontologia, pediatria, psicólogo, ginecologista, sendo um equipamento muito útil para todos nós, pois vai atender toda a região do Cabral, Novo Boa Vista e entorno”.
Ele reforçou que esta é uma grande conquista para a população. “Agradeço pelo cumprimento desse compromisso do poder público conosco, sociedade civil. Agora, é aguardar 2025 para que as pessoas que necessitem, usem a UBS. A população vai ganhar mais esse presente e a certeza que a saúde está em primeiro lugar”, concluiu.
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Cândida Ferreira, localizada na região Ressaca, deve ser entregue à população em maio de 2025 Fotos: Fábio Silva/PMC