O processo democrático de escolha dos dirigentes escolares das escolas da Rede Municipal de Educação e da Fundação de Ensino de Contagem (Funec) envolveu toda a comunidade escolar. Foram 33.147 votos depositados nas urnas que definiram as novas gestões de 104 unidades escolares para o próximo triênio.
A escolha dos dirigentes ocorreu no dia 2 de dezembro. Três unidades de ensino precisaram refazer o certame de forma a dar lisura ao processo e, desta forma, foi realizada nova escolha no dia 9 de dezembro.
Participaram do processo, estudantes, servidores, professores e prestadores de serviço que optaram entre as chapas em disputa, em cada unidade de ensino. Ao todo, foram 127 chapas concorrentes à gestão das escolas, reforçando a participação e o vínculo da comunidade escolar com as unidades.
Das unidades que realizaram o processo democrático, 54 foram escolas municipais que tiveram 63 chapas inscritas, 40 Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) com 49 chapas participantes e dez (10) unidades da Funec, com 15 chapas inscritas no processo.
A secretária de Educação e presidenta da Funec, Telma Fernanda Riberio, valorizou a participação e o envolvimento da comunidade escolar. “Muito importante a participação de todos nesse processo democrático. Parabenizo a todos e todas dirigentes escolhidos(as) pela comunidade escolar”.
Voz da comunidade
Elisângela Aparecida Leal, mãe da aluna Yasmin Emanuelle, da Escola Municipal Francisco Borges da Fonseca, fez questão de participar da escolha de dirigentes. Ela reconhece o bom trabalho que tem sido feito na escola e esteve presente para dar continuidade na gestão. “Minha filha sempre foi muito bem acolhida por todos aqui na escola. Acho que com essa eleição, com a continuidade dos diretores que já estão aqui, vai melhorar ainda mais, são pessoas muito capacitadas”.
Franciele Ramos é servidora da escola e também fez questão de deixar o seu voto na urna. “Importante essa eleição, né? Espero que os eleitos possam melhorar ainda mais o bom trabalho que já vem sendo feito”, afirmou.
A professora Ana Cláudia Leite destacou a tranquilidade de todo o processo e a grande participação da comunidade. “Está tudo tranquilo até o momento, uma presença bacana, um bom número de participantes. O processo está muito transparente, a comissão se organizou muito bem”.
Comissões
A organização do processo de escolha de dirigentes ficou por conta da Comissão Central, responsável por coordenar o processo de consulta, planejar, acompanhar e assessorar as comissões escolares. É a instância máxima de recursos e pode intervir em situações excepcionais. Ela é constituída por integrantes da Seduc, Funec, Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação, poder legislativo e representantes de responsáveis e estudantes da Seduc e da Funec.
As comissões escolares são constituídas em cada unidade de ensino e contam com representantes do quadro administrativo, do magistério, estudantes e responsáveis. Cabe lembrar, também, que o artigo 16 da Lei Complementar Municipal nº 090, de 30 de julho de 2010, determina que diretores (as) e vice-diretores (as) sejam escolhidos em processo de consulta direta com a participação de toda a comunidade escolar.
Além disso, a Resolução Conjunta Seduc/Funec nº 005, de 30 de setembro de 2024 determinou que a gestão dos diretores (as) e vice-diretores (as) seria de três anos, no período de 2025 a 2027.