15 OUT 2024
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
SERVIÇO
Prefeitura de Contagem promove uma série de palestras em outubro sobre a segurança alimentar
Até o final do mês, diversos são os assuntos tratados, desde a educação alimentar e nutricional nos restaurantes populares até as necessidades e direitos da população a uma refeição saudável

A Prefeitura de Contagem, desde o final do mês de setembro, tem promovido uma série de ações e palestras visando levar à população informações a respeito da promoção ao direito à alimentação adequada e saudável, alinhando ações tanto para o público externo quanto para os servidores públicos.

Uma dessas ações são as capacitações, que estão sendo oferecidas aos servidores públicos, em especial, à de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, com debates sobre sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis. “O objetivo é capacitar e conscientizar os colaboradores sobre a importância da alimentação adequada e de qualidade”, comentou a subsecretária de Segurança Alimentar, Nutricional e de Agroecologia, Cida Miranda.

Além das atividades internas, o foco, também, é a população em geral. Neste caso, a informação está voltada à conscientização sobre o direito à alimentação adequada e saudável. Diversas atividades têm sido realizadas para ampliar o conhecimento da população sobre este direito. Confira a programação aqui.

Atividades programadas:

Nos restaurantes populares, os usuários são o principal público-alvo das ações voltadas para a alimentação saudável. As atividades acontecem das 10h30 às 14h, durante o funcionamento normal do serviço. Entre as iniciativas no local está a de não desperdiçar alimentos. “Quem frequenta os restaurantes populares pode pedir ao atendente que coloque mais ou menos alimento ou, até mesmo, não coloque. Dessa maneira, não haverá desperdício, proporcionando a outras pessoas que possam alimentar, também, de forma adequada”, salientou Cida.

Campanhas realizadas de forma contínua nos restaurantes populares têm meta de diminuir o desperdício a zero - Fotos: João Cavalcanti/PMC

Banco de Alimentos

Na programação de outubro ainda estão previstas capacitações para as instituições cadastradas no Banco de Alimentos. Palestras e atividades que incentivam a alimentação saudável vão acontecer até o final do mês.

Participação da população

Algumas das palestras, já realizadas, foram divulgadas por meio do Instagram da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, como a realizada no auditório da Prefeitura, que foi aberta ao público sem necessidade de inscrição prévia. Outras palestras estão agendadas, incluindo uma sessão especial com o palestrante Lelinho, também no auditório da Prefeitura, além de uma palestra on-line com Natália Tenuta. Para os interessados em participar da palestra on-line, deve-se enviar um e-mail para sancontagem@gmail.com. O evento do CMAUF também é aberto ao público, e a participação pode ser feita apenas com a presença no local, sem necessidade de inscrição.

A importância da alimentação

Apesar do mundo produzir alimentos o suficiente para alimentar mais pessoas que a população mundial, conflitos, crises climáticas e recessões econômicas  impactam  a  fome,  refletindo  em  maior  desigualdade. Além disso, a situação é mais agravada pela profunda desigualdade social que permeia os países, sendo o Brasil um dos mais desiguais do mundo, resultando em fome e má nutrição.

O dilema entre produção e fome, no Brasil, é ainda mais intrigante: o país é o quinto maior produtor de alimentos do mundo, enquanto milhões de brasileiros enfrentam a fome.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), de um total de 78,3 milhões de domicílios no Brasil, mais de 21% estão em insegurança alimentar.

Diante disso, o município de Contagem, preocupado em debater, de forma contínua, sobre sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis, tem dialogado com a cidade, gestores técnicos, conselheiros de políticas públicas e, ainda, com os usuários dos restaurantes populares, banco de alimentos e centro municipal de agricultura urbana e familiar, promovendo ações

Autor: jornalista João Cavalcanti