01 JUL 2024
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Nova cozinha e refeitório proporcionam mais qualidade e segurança aos alimentos servidos no CHC
Instalados no Centro de Apoio Hospitalar, evidenciam o compromisso da gestão municipal com o bem-estar de colaboradores e usuários do Complexo Hospitalar e UPAs

Inaugurada na última quinta-feira (27/6), a nova cozinha industrial do Complexo Hospitalar de Contagem (CHC) representa um grande avanço para a qualidade dos alimentos servidos no Hospital Municipal (HMC), Centro Materno Infantil (CMI) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), tanto para os colaboradores quanto para os usuários. A estrutura, que conta com equipamentos modernos e espaço adequado para cumprir rigorosamente todas as exigências da Vigilância Sanitária, tem capacidade para a produção de até 2.000 refeições por dia.

Entre os principais benefícios da nova cozinha, que está instalada no Centro de Apoio Hospitalar, podemos destacar o maior controle sobre a produção e distribuição das refeições; garantia de alta qualidade na entrega final da alimentação; e possibilidade de maior variedade de alimentos oferecidos. Os colaboradores ainda contam com um refeitório mais amplo, climatizado e confortável, com capacidade para 83 pessoas sentadas simultaneamente.

O Centro de Apoio Hospitalar abriga a cozinha industrial, o refeitório, almoxarifado, central de medicamentos, setor administrativo, entre outros
Fotos: Luci Sallum/PMC

Para o diretor geral do Serviço Social Autônomo de Contagem (SSA), Eduardo Penna, é um grande avanço e impacta diretamente nos serviços prestados. “Sabemos o quanto é importante garantir uma alimentação de qualidade em um ambiente confortável, pois isso reflete no bem-estar dos colaboradores e no serviço prestado à população. Os usuários da rede de urgência e emergência de Contagem também vão se beneficiar diretamente, pois as refeições feitas aqui também serão consumidas por eles no hospital, na maternidade e nas UPAs”, destacou.

Cozinha moderna

Além de contar com um espaço adequado e estruturado para dar mais agilidade na produção de alimentos e garantir a segurança dos colaboradores, a nova cozinha industrial conta também com equipamentos modernos, entre eles uma caldeira de 300 litros, um forno combinado, duas chapas basculantes e um fogão industrial com oito queimadores, além de geladeiras e refrigeradores para conservar os alimentos.

A nova cozinha industrial é moderna e segue as normas da vigilância sanitária,, garantindo alimentação com mais qualidade e agilidade na entrega, tanto no refeitório quanto para os usuários do CHC  Fotos: Luci Sallum/PMC

Para que tudo funcione de maneira correta, garantindo a agilidade e pontualidade na entrega das refeições, a cozinha contará com equipes de trabalho focadas, com a atuação de 35 profissionais divididos em dois turnos, para a produção e fornecimento de alimentos em todas as refeições.

Centro de Apoio Hospitalar

A nova cozinha e refeitório fazem parte do programa de investimentos em expansão e modernização do Complexo Hospitalar de Contagem (CHC), no qual o antigo espaço Quinto foi reformado para dar lugar ao Centro de Apoio Hospitalar. A estrutura conta com espaços para assegurar mais conforto aos profissionais dos setores administrativo e assistencial, além de melhorar a logística interna e externa do complexo.

O espaço gerado dentro do hospital com a transferência do setor administrativo, rouparia e almoxarifado para o Centro de Apoio Hospitalar vai possibilitar a criação de nova enfermaria com 32 leitos Fotos: Luci Sallum/PMC

O espaço abriga, ainda, um almoxarifado mais amplo, com aproximadamente 1.000m²; o setor administrativo, reunindo em um mesmo espaço recursos humanos e medicina do trabalho; o setor de rouparia e o novo depósito de resíduos sólidos. Uma Central de Telemedicina também foi estruturada no Centro de Apoio Hospitalar, abrigando o atendimento médico das consultas on-line das UPAs e as interconsultas com especialidades médicas, para orientações ao médico generalista das unidades de pronto atendimento na condução de casos mais complexos.

Central de Telemedicina auxilia os médicos generalistas na condução de casos mais complexos que chegam às UPAs e demandam acompanhamento especializado

Fotos: Luci Sallum/PMC

Mais leitos para assistência às pessoas

A realocação de todo o serviço de cozinha e refeitório para o Centro de Apoio Hospitalar, libera uma área nobre do hospital, com localização privilegiada próximo ao bloco cirúrgico, as enfermarias e o CTI. Ela será destinada à assistência aos pacientes, permitindo assim a expansão do espaço assistencial com a criação de uma nova enfermaria com 32 leitos.

Isso representa um aumento de aproximadamente 1.600 internações por ano, o que traz um ganho enorme diante do déficit de leitos hospitalares de clínica médica no município. O espaço também vai abrigar temporariamente as atividades do CTI, durante os trabalhos de reforma e expansão, que vão permitir o aumento de mais dez leitos, conforme previsto no programa de investimentos do hospital.

Autor: jornalista Etiene Egg / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo