Nesta quinta-feira (27/6), às 11h, a Prefeitura de Contagem entrega mais uma etapa das ações de humanização da rede de urgência e emergência do município. A nova cozinha industrial, a Central de Telemedicina, o almoxarifado e um novo refeitório passam a funcionar para atender os funcionários e pacientes do Hospital Municipal de Contagem (HMC) e do Centro Materno Infantil (CMI).
Os equipamentos fazem parte do Centro de Apoio Hospitalar (CAH), que foi estruturado ao lado do Complexo Hospitalar (CHC).
Com isso, até 32 novos leitos poderão ser abertos no Hospital Municipal, já que será realocado todo o serviço de cozinha e refeitório para a unidade de apoio. A medida vai liberar as enfermarias e o CTI, uma área nobre do hospital, com localização privilegiada próximo ao bloco cirúrgico. O projeto para essas mudanças já foi iniciado.
Na ocasião, será entregue mais uma etapa das obras de modernização da unidade hospitalar e será descerrada a placa da Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área da Saúde (Cebas), conquistada pelo Serviço Social Autônomo de Contagem, que gerencia o Complexo Hospitalar e a Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
O evento vai contar com representantes do Ministério da Saúde, Ministério Público de Minas Gerais, do Conselho Municipal de Saúde e de outras autoridades municipais.
Centro de Apoio Hospitalar (CAH)
O CAH abriga o novo serviço de nutrição e dietética do Complexo Hospitalar. Equipado com uma cozinha industrial, com capacidade para produzir cerca de 2.000 refeições por dia, o espaço atende às normas e legislações da vigilância sanitária vigentes e vai garantir mais qualidade e agilidade na produção e distribuição da alimentação para usuários e trabalhadores do hospital e maternidade.
Uma Central de Telemedicina também foi estruturada no local, para o atendimento médico de consultas por videochamadas, a fim de orientar médicos generalistas das unidades de pronto atendimento na condução de casos mais complexos. Com isso, os pacientes não precisarão se deslocar, gerando mais agilidade e conforto aos usuários. Atualmente, são realizadas entre 80 e 100 consultas on-line, por dia.
Mais leitos para os pacientes
A realocação do serviço de cozinha e refeitório para o Centro de Apoio Hospitalar, libera uma área nobre do hospital que será destinada à assistência aos pacientes, permitindo a abertura de 32 leitos. Será um aumento de aproximadamente 1.600 internações por ano, garantindo um ganho diante do déficit de leitos hospitalares de clínica médica no município. O espaço também vai abrigar temporariamente as atividades do CTI durante a reforma e expansão, que vai permitir o aumento de mais dez leitos, conforme previsto no Programa de Investimentos de expansão do hospital.
Conquista do Cebas
O Serviço Social Autônomo de Contagem (SSA) recebeu o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na Área de Saúde (Cebas), em benefício do Hospital Municipal (HMC), do Centro Materno Infantil (CMI) e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). O reconhecimento é concedido pelo Ministério da Saúde a pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, possibilitando a isenção das contribuições sociais e a celebração de convênios com o poder público e parcerias com o setor privado, além de outras formas de captação de recursos para ampliar o atendimento à população.
Atendimento
Os números da rede de urgência e emergência de Contagem, que engloba o Hospital Municipal, o Centro Materno Infantil e as UPAs, impressionam. Em 2023, foram realizadas quase 6.000 cirurgias no HMC, uma média de 16 cirurgias por dia. Já no CMI, foram feitos 3.955 partos, aproximadamente 11 nascimentos por dia, além dos avanços nas cirurgias eletivas voltadas para o público feminino, que reduziu em 50% o tempo de espera por esse tipo de procedimento.
O projeto de requalificação das UPAs tem o foco na melhoria da experiência do usuário e no bem-estar dos profissionais que nelas atuam. Em 2023, foram mais de 400 mil atendimentos. Também foi implantado o serviço de saúde mental hospitalar, para ampliar o cuidado com pessoas com transtornos ou sofrimento mental.