26 JUN 2024
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
Mais esporte: ginásio Poliesportivo do Riacho sedia Campeonato Brasileiro de Taekwondo
Iniciativa confirma vocação da cidade para realização de campeonatos e eventos esportivos de vários níveis

No último sábado (22/6), o Ginásio Poliesportivo do Riacho, localizado no bairro Riacho das Pedras, foi palco do Campeonato Brasileiro de Taekwondo. O evento, que surpreendeu a organização pela grande adesão, atraiu cerca de mil espectadores durante os períodos da manhã e da tarde.

A competição, que abrangeu duas modalidades distintas, contou com a participação de 460 atletas inscritos, oriundos de várias partes do Brasil. As modalidades disputadas foram o kyorugui, que é a luta propriamente dita onde os competidores somam pontos por meio de golpes precisos e bem executados, e o poomsae, uma sequência de movimentos de ataque e defesa pré-determinados.

Os competidores foram divididos em diversas categorias, abrangendo desde crianças de 10 e 11 anos na faixa etária infantil, até adultos de 45 a 55 anos na categoria master 3. Os participantes federados buscaram acumular pontos para o ranking estadual ou nacional, com os primeiros colocados recebendo 50 pontos, os segundos 30 pontos, os terceiros e quartos 18 pontos e os que ficaram entre a quinta e a oitava posição somando 12,6 pontos.

A secretária de Esportes e Lazer, Danielle Máximo, falou sobre a importância de um evento de nível nacional ter sido sediado na cidade. "O evento não apenas promoveu o esporte e incentivou a prática do Taekwondo, mas também reforçou a posição de Contagem como um centro promissor para eventos de grande porte no cenário esportivo nacional. Estamos muito orgulhosos de ter sediado uma competição tão significativa e esperamos continuar apoiando o esporte em todas as suas modalidades", falou.

Competidores de diferentes estados, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, marcaram presença, além de uma significativa participação de atletas locais e do interior de Minas Gerais. Os destaques da competição foram os atletas da seleção paulista, que se consagraram como campeões gerais do evento.

Campeonato Brasileiro de Taekwondo, realizado no Poliesportivo do Riacho, coloca Contagem no mapa dos eventos esportivos nacionais
Fotos: Gilmara Santos e Luiz Maia

O presidente da Taekwondo Minas, Federação de  Taekwondo de Minas Gerais, Diomar Brandão, elogiou a receptividade da população contagense. “Contagem recebeu muito bem os atletas vindos de outros estados, destacando-se também o impacto positivo no comércio e nos hotéis da região, com aproximadamente 250 atletas e suas delegações movimentando a economia local”.

Diomar também ressaltou a importância da troca de experiências proporcionada pelo campeonato. "Sendo um campeonato nacional, o intercâmbio técnico foi muito importante não só para o crescimento dos atletas de Minas, mas também para colocar no mapa alguns de nossos talentos no esporte", finalizou.

A coordenadora e mestra da equipe de Biritiba Mirim, São Paulo, Joyce dos Santos, veio para a competição com 14 atletas e classificou a experiência como realizadora. “A distância e toda a logística da viagem foi um grande desafio. No entanto, ver nossos atletas dando o melhor de si, competindo com paixão e conquistando vitórias em uma competição tão importante foi muito gratificante", disse.

Atleta da equipe de Joyce há 18 anos, Ruan Pablo relatou que a experiência de competir em Contagem foi enriquecedora. “Representar nossa equipe fora de São Paulo nos proporcionou uma oportunidade única de crescimento pessoal e esportivo. Estou muito orgulhoso de ter conquistado a medalha, mas ciente de que mesmo saindo como campeão, sempre temos algo a mais para evoluir e novas coisas para aprender”, disse o medalhista de ouro na modalidade kyorugui.

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos.

Autor: estagiário Guilherme Faria, sob supervisão do jornalista João Cavalcanti / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo