Com obras de melhoria da infraestrutura por todas as regiões da cidade, a Prefeitura busca a qualificação dos equipamentos e ampliação da qualidade dos serviços oferecidos à população. Para prestar contas do que vem sendo executado no Petrolândia, a prefeita de Contagem, Marília Campos, vistoriou três intervenções na região, neste sábado (13/4): a nova UPA Petrolândia, o parque Sapucaias I e a Escola Municipal Paulo Cézar Cunha. Durante as visitas, ela ouviu moradores e usuários desses equipamentos.
Uma UPA nova vem aí
A nova UPA Petrolândia vai mudar para melhor a vida de toda a comunidade da região, integrando e fortalecendo ainda mais a rede SUS Contagem na urgência e emergência. O novo equipamento vai substituir a atual, oferecendo mais conforto e espaço aos que buscarem atendimento no local, bem como melhores condições de trabalho aos seus servidores. A prefeita Marília Campos ouviu do responsável pelas obras que o terreno está sendo preparado para a fundação, responsável pela sustentação do prédio, e que nos próximos dois meses a edificação começará a ser erguida. A previsão é que em outubro seja construída a laje.
“Como o terreno era desnivelado, teríamos que construir rampas e escadas na futura UPA. Mas, optamos por nivelá-lo para que esses acessos não fossem necessários e ficassem melhor para uso da população e de quem vai trabalhar no local. Também estamos compatibilizando o projeto, pois se mexeu na fundação, nós temos que mexer na estrutura em algumas partes”, explicou o responsável pela obras, o engenheiro Eudemir Rezende. A prefeita informou que uma nova vistoria será feita por ela, em junho, para avaliar o andamento das obras.
“Nós vamos, com essa UPA, garantir mais atendimento e qualidade à população. Instalações mais modernas, bonitas e confortáveis para quem precisa usar
os serviços de saúde. Hoje foi mais uma reunião para garantir transparência na execução dessa obra.”
Com um investimento de R$ 8.809.843,12, o novo equipamento terá capacidade para atender 300 pessoas/dia. O secretário de Obras e Serviços Urbanos de Contagem, Rômulo Perilli, informou que “a nova nova UPA vai ser uma referência de obra civil na cidade quando concluída".
Transparência: na fase de fundação, obra da nova UPA Petrolândia passou por vistoria técnica
de gestores da Prefeitura e também de moradores da região. Fotos: Janine Moraes/PMC
Cidade mais verde, vida mais feliz
Outra grande alegria para a população da região que está a caminho é a revitalização completa do parque Sapucaias I. “Temos aqui aqui uma mata bastante robusta, equipamentos de lazer, equipamentos de esportes, playground. Nós já cobrimos a quadra e vamos agora revitalizar toda a área verde. Vai ficar maravilhoso”, ressaltou a prefeita aos moradores da região, que participaram da visita ao local e fizeram do encontro uma assembleia para falar da importância da área para toda a região.
A quadra coberta, que está praticamente pronta, vai receber a partir desta segunda-feira (15/4) às aulas de zumba e funcional do Programa "Contagem Ativa". Atualmente, elas estão sendo realizadas dentro do salão da comunidade do bairro São Luiz. “Essa quadra está incomparavelmente melhor e sem dúvida vai atrair ainda mais alunos e alunas para as aulas”, falou a professora do Contagem Ativa, Cristiane Aguiar.
De acordo com o subsecretário de Parques, Praças e Jardins, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semad), Lindomar Diamantino, o parque, o único em Contagem que tem uma lagoa natural formada por minas, vai ganhar novos bancos, lixeiras, novo alambrado e banheiros, playground e uma nova guarita na entrada. Quando a revitalização estiver concluída e o parque for entregue à população, será formado um comitê gestor para cuidar do espaço.
Moradora do bairro há mais de 23 anos, Ana Ressurreição Teixeira, 47, afirmou que o parque é para toda a comunidade “um espaço de lazer, uma segurança, algo muito bom.” A filha, Ana Roberta Teixeira, 21, contou que a revitalização do parque é um sonho de todos. “Estamos muito felizes com a quadra que está pronta e ansiosos pela revitalização completa desse parque que é, sem dúvida, o nosso local de lazer e nos trará mais qualidade de vida e valorização da região”.
Revitalização do parque vai promover a convivência, o encontro e o lazer na região. Fotos: Janine Moraes/PMC
Escola Municipal Paulo Cézar Cunha
Com obras a pleno vapor, a unidade será ao final das obras uma nova escola, diante das mudanças que estão sendo realizadas pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Semobs). “Essa escola não tinha condições de funcionar. É um investimento em torno de R$4 milhões. Então, é com muita alegria que a gente visita essa escola hoje, para acompanhar e ser transparente com toda a reforma e revitalização que está sendo feita aqui”, destacou a prefeita Marília Campos aos moradores e pais de alunos que a acompanhavam.
A última reforma realizada na escola foi em 2010, sendo interditada, em 2020, pela Defesa Civil por falta de manutenção. Nas intervenções atuais um novo telhado térmico foi instalado; as salas de aulas e a parte administrativa da escola estão recebendo novo reboco; além de novos banheiros, cantina e espaços de convivência. O local ainda terá uma nova quadra e uma nova área cujo destino será escolhido pela comunidade escolar.
De acordo com a Semobs, a escola deve ser entregue em janeiro de 2025, com o retorno das aulas. Quem está ansiosa pela reabertura é a dona de casa Ana Pereira da Cunha, 73, avó da estudante Raquele, 15, e Gilmar, 13. “Eu sonho com essa escola noite e dia. Gostei do que vi hoje e estou torcendo para meus netos voltarem para essa escola”, falou a dona de casa durante a visita da prefeita ao local.
Para realizar a reforma, os alunos dessa escola foram realocados em instituições próximas. Fotos: Janine Moraes/PMC