O agendamento para utilização de cadeiras de acessibilidade “Julieti” nas trilhas dos parques Gentil Diniz e Fernão Dias já está disponível para este ano. Em 2023, a Prefeitura de Contagem adquiriu dois equipamentos para serem utilizados durante as trilhas ecológicas, promovendo maior inclusão nas atividades oferecidas e garantindo que pessoas com mobilidade reduzida também possam desfrutar da natureza.
As cadeiras Julietti já estão disponíveis para agendamento prévio pelo e-mail gestao.parques@contagem.mg.gov.br. Os interessados devem informar no pedido a data e horário desejados, além de nome, CPF, endereço, telefone e endereço de e-mail e todos os detalhes necessários para o agendamento. Após o envio do e-mail, eles receberão as orientações sobre o funcionamento das trilhas, o uso do equipamento e as instruções para os acompanhantes que auxiliarão no transporte das pessoas que utilizarão as cadeiras.
De acordo com o diretor de Parques de Contagem, Rafael Mendes, as cadeiras serão disponibilizadas de forma gratuita durante o horário de funcionamento dos parques, das 8h às 16h. “Almejamos não apenas promover a acessibilidade, mas também assegurar uma experiência inclusiva e segura para todos os participantes envolvidos", explica Rafael, orientando que é responsabilidade dos interessados providenciar os acompanhantes para conduzir as cadeiras durante o passeio/trilha.
Grupos escolares também poderão utilizar o equipamento, permitindo que os estudantes com mobilidade reduzida também participem das atividades recreativas nos parques. Nesses casos, as instituições de ensino devem providenciar os acompanhantes que possuam conhecimento das necessidades dos alunos.
A gerente de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, Renata Moraes Costa, destacou a importância desse projeto para promoção da inclusão e do respeito, especialmente nas áreas de uso público das unidades de conservação. “Ações como essas reforçam a importância de ambientes mais inclusivos, onde a educação ambiental desempenha um papel fundamental na construção de sociedades sensibilizadas, conscientes e comprometidas com o meio ambiente e social" ressalta a educadora ambiental.
O uso das cadeiras Julietti está sujeito a regulamentações específicas (confira abaixo), visando garantir a segurança e o bom funcionamento do equipamento. É fundamental que os interessados leiam e sigam todas as orientações disponibilizadas para uma experiência inclusiva e segura para todos os envolvidos.
As cadeiras fazem parte das ações desenvolvidas no projeto de "Trilha da Inserção Ambiental", uma parceria entre a Prefeitura e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), que está sendo implantado nos parques Gentil Diniz e Fernão Dias.
Saiba mais sobre a “Julieti”
https://portal.contagem.mg.gov.br/portal/noticias/0/3/77933/prefeitura-promove-inclusao-de-pessoas-com-mobilidade-reduzida-nas-trilhas-dos-parques/
*Regras para uso das cadeiras Julietti*
1 - Para utilizar a Cadeira Julietti, é necessário que o interessado seja acompanhado por mais duas pessoas para conduzir o equipamento. Recomenda-se que esses acompanhantes estejam familiarizados com as necessidades básicas do usuário, de preferência sendo familiares ou cuidadores. Os funcionários dos parques não estão autorizados a conduzir a cadeira, a menos que seja em circunstâncias excepcionais justificadas. É importante ressaltar que a condução da cadeira exige um bom condicionamento físico dos acompanhantes, pois é uma atividade extenuante.
2 - A caracterização de uma pessoa com dificuldade de locomoção é autodeclaratória, estando sujeita a responsabilização em caso de declaração falsa.
3 - O interessado no uso da cadeira é responsável por qualquer dano causado à mesma e deve custear seu reparo.
4 - Antes de utilizar a cadeira, o interessado deve passar pelas instruções de uso fornecidas pelos funcionários do Parque (Fernão Dias e/ou Gentil Diniz).
5 - Caso não haja reservas, a cadeira pode ser utilizada, desde que sejam seguidos os demais itens deste regulamento.
6 - A utilização da cadeira também estará disponível para grupos escolares que incluam estudantes com mobilidade reduzida. Para que o estudante possa usufruir da cadeira, é necessário o acompanhamento de mais duas pessoas para a condução do equipamento. A responsabilidade pelo agendamento e acompanhamento é da instituição de ensino, que deve garantir que os acompanhantes tenham conhecimento das necessidades básicas do interessado, preferencialmente familiares e cuidadores.