15 MAR 2024
REGIONAL SEDE
SERVIÇO
Jubileu de Nossa Senhora das Dores convida fiéis a meditarem sobre fé e fraternidade
Na fé católica, semana é dedicada à devoção em honra ao papel da mãe de Jesus

A Paróquia São Gonçalo realizará, entre os dias 15 e 22 de março, o 218º Jubileu de Nossa Senhora das Dores. Neste ano, alinhado à Campanha da Fraternidade 2024, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o tema “Unidos à Maria por um mundo de irmãs e irmãos” convida os fiéis à meditação sobre a amizade social e o reconhecimento da vontade de Deus: todos são irmãos e irmãs. O jubileu de 2024 traz uma abordagem focada na construção de uma igreja solidária.

Estão previstas atividades todos os dias para proporcionar aos fiéis uma experiência de renovação espiritual e bênçãos. Dentre elas, celebrações especiais e orações do terço ao longo da semana, conduzidas por padres de diferentes paróquias da região, difundindo, assim, a festa do jubileu por toda a Arquidiocese. A programação também conta com apresentação do sarau musical e caminhada com Maria.

O padre Márcio Ribeiro, pároco da Igreja Matriz de São Gonçalo, destacou que a celebração é uma oportunidade para as pessoas demonstrarem seu compromisso com os valores cristãos de compaixão e serviço aos outros.

“Em tempos como estes, onde a solidariedade e o amor ao próximo são tão essenciais, convido cada um de vocês a repensar o papel da nossa comunidade na ajuda aos mais necessitados, especialmente aqueles que sofrem com a fome e a carência.”

Ele ressaltou que as portas da Paróquia São Gonçalo estão abertas para receber a todos. “Que este jubileu seja um momento de bênçãos abundantes para cada participante e para nossa cidade, e que possamos fortalecer ainda mais os nossos laços e as tradições que nos unem como uma comunidade de fé", destacou o pároco.

O padre Márcio Ribeiro, pároco da Igreja Matriz de São Gonçalo, reforçou o convite aos fiéis para participarem do gesto concreto com doação de açúcar, óleo, feijão, extrato de tomate e farinha de mandioca. Também lembrou a todos para levarem sua vela para o momento da caminhada e flores para oferecer à Nossa Senhora nos dias de celebração.

O Jubileu de Nossa Senhora das Dores

O Jubileu de Nossa Senhora das Dores é uma celebração religiosa dentro da tradição católica que honra Maria, mãe de Jesus, sob o título de "Nossa Senhora das Dores" ou "Mater Dolorosa". A devoção se concentra nos sofrimentos que Maria experimentou durante a vida de Jesus, especialmente durante a Paixão e Morte de Cristo.

Durante a celebração, os fiéis refletem sobre os sete principais sofrimentos de Maria, também conhecidos como "Sete Dores de Maria", que incluem: a profecia de Simeão, sobre a espada de dor que atravessaria o coração de Maria; a fuga para o Egito; a perda e encontro de Jesus no templo; quando Maria encontra Jesus carregando a cruz; a crucificação e morte de Jesus; quando Maria recebe o corpo de Jesus em seus braços; e quando Jesus é sepultado.

Durante o jubileu, os fiéis participam de missas especiais, novenas, procissões e outras práticas devocionais voltadas para a contemplação dos sofrimentos de Maria e seu papel como mãe de compaixão. Essa devoção tem o objetivo de honrar Maria, bem como encontrar conforto e intercessão em suas dores compartilhadas.

Em Contagem, o Jubileu de Nossa Senhora das Dores é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do município e conta com recursos do Fundo Municipal de Patrimônio Cultural (FMPC), o que torna possível a realização do evento, enraizado na história de Contagem, onde a devoção dos fiéis se entrelaça com a trajetória da cidade, tornando-o uma celebração única e significativa.

Veja abaixo a programação completa:

15 de março - sexta-feira - Primeira dor: "Maria acolhe com fé a profecia de Simeão" (Lc 2, 34-35)

19h - Abertura

19h30 - Celebração Eucarística - Pe. Wagner Douglas

16 de março - sábado - Segunda dor: "Maria foge para o Egito com Jesus e José" (Mt 2, 13-14)

9h às 11h - Momento Mariano com as crianças e famílias da Catequese Infantil

18h - Celebração Eucarística - Pe. Sóstenes

19h30 - Sarau Musical em homenagem à Maria

17 de março - domingo - Terceira dor: "Maria e José perdem o Menino Jesus" (Lc2, 43-45)

7h – Celebração Eucarística

9h – Celebração Eucarística

16h às 17h30 – Momento Mariano com as juventudes

18h – Celebração Eucarística - Pe. Manoel Romes

18 de março - segunda-feira - Quarta dor: "Maria encontra-se com Jesus a caminho do calvário" (Lc 23, 26-27)

18h - Oração do terço

19h30 - Celebração Eucarística - Pe. Luiz Deivys da Silva MSC /Paróquia Sagrado Coração de Maria

19 de março - terça-feira - Quinta dor: "Maria junto à cruz de seu Filho" ( Jo 19, 25-27)

18h - Oração do Terço

19h30 – Celebração Eucarística - Pe. Thiago e seminário

20 de março - quarta-feira - Sexta dor: "Maria acolhe em seu colo Jesus deposto da Cruz" (Mc 15, 43-46)

18h - Oração do Terço

19h30 - Celebração Eucarística - Pe. Sérgio / Paróquia São José Operário

21 de março - quinta-feira - Sétima Dor: "Maria deposita o corpo de Jesus no sepulcro" (Jo 19, 40-42)

15h - Adoração ao Santíssimo

19h - Bênção do Santíssimo

19h30 - Celebração Eucarística - Pe. Clárison

22 de março - sexta-feira - Dia do Jubileu de Nossa Senhora das Dores

6h - Repique dos sinos e Oração do Terço

9h30 às 12h - Exposição da imagem de Nossa Senhora das Dores no adro da matriz

16h - Missa da Misericórdia, com os enfermos

18h - Repique dos sinos e Oração do Ofício de Nossa Senhora

19h30 - Missa solene - Dom Nivaldo Ferreira, bispo referencial da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa)

Caminhada com Maria (após a missa solene) - caminhada com a imagem de Nossa Senhora das Dores, saindo da Igreja Matriz de São Gonçalo até a Comunidade São Rafael.

Autor: Wendell Rafael / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo