Nos dias 15, 16 e 17 de março, Contagem receberá o espetáculo teatral “O Alienado”. Dirigida por Gabriel Vinicius, a montagem, segunda do coletivo Núcleo Cena Crítica, mergulha na temática do isolamento humano, da alienação tecnológica e das contradições sociais impulsionadas pela tecnologia. A obra oferece uma reflexão profunda dos tempos atuais e proporciona uma experiência provocativa e instigante ao público. O espetáculo conta com três sessões que poderão ser conferidas no Espaço Bem Viver Mário Covas (15/03), no Ateliê Multicultural (16/03) e no Instituto Cultural CircoLar (17/03). A entrada é gratuita, no entanto, é necessário retirar ingressos na plataforma Sympla.
A trama de “O Alienado” é ambientada em uma prisão de alta tecnologia, no fictício país de Aliena. Nesse local, os protagonistas — os sujeitos 8119 e 2319 — lutam para sobreviver, pois enfrentam um cotidiano marcado pelo isolamento, pela separação física com o mundo exterior e pela artificialidade do mundo imaterial. Privados de todo e qualquer contato físico, com exceção do companheiro de cela, os dois prisioneiros são forçados a trabalharem como influenciadores digitais, para adquirirem itens necessários ao dia a dia.
“Pretendemos fazer com que o público se divirta e, ao mesmo tempo, queremos ativar no espectador um olhar crítico sobre pequenos acontecimentos cotidianos, que muitas vezes nos acostumamos, mas que merecem ser criticados. Por exemplo, a cela dos dois prisioneiros facilmente pode ser comparada ao apartamento minúsculo de alguém que trabalha com redes sociais e tecnologia. Um tipo de trabalho sem garantias (precarizado) e que gera uma vida incerta (precarizada), onde as pessoas estão cada dia mais isoladas”, adianta Gabriel Vinicius, diretor e autor do espetáculo, reforçando a visão de que a sociedade, a cada dia que passa, está mais presa em atividades precárias e ao próprio “reino domiciliar”, sem contato real com as dores do mundo.
O espetáculo “O Alienado” é apoiado pela Prefeitura de Contagem, por meio do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura.
SERVIÇO
Espetáculo “O Alienado”
Entrada: Gratuita (retirada de ingressos aqui)
Mais informações: @nucleocenacritica/
● 15/03: Espaço Bem Viver Mário Covas (rua Manoel de Matos, 162, Central Park)
● 16/03: Ateliê Multicultural (rua Magnólia, 100, Arvoredo)
● 17/03: Instituto CircoLar (Travessa C-5, 521, Eldorado)