No próximo sábado (9/3), das 8h às 12h, acontecerá, na região Nacional, a quinta edição do “Dia D da Cidadania”, promovido pela Prefeitura de Contagem e que visa prestar uma série de serviços essenciais à população que, muitas vezes, são desconhecidos ou, ainda, difíceis de serem acessados durante a semana. Além disso, o público de cada região também é informado sobre direitos, sendo, se necessário, direcionado a alguma instituição para fazer os requerimentos devidos quanto aos direitos e serviços socioassistenciais. O evento será realizado na rua do Melão, 33, bairro Bom Jesus (estacionamento ao lado do Cemei Bom Jesus).
De acordo com a diretora de Benefícios da Prefeitura de Contagem, Sheila Andrade, o Dia D é mais um momento em que o poder público se aproxima das pessoas, a fim de que possa orientá-las sobre programas, projetos, benefícios, além de prestar outros atendimentos, sejam jurídicos, cadastro ou atualização no CadÚnico, ou até mesmo, sobre empregabilidade.
“O Dia D é uma proposta intersetorial, que envolve diversas políticas públicas além da assistência social. Buscamos, assim, uma articulação com outras secretarias, além de instituições. É uma oportunidade para as pessoas, principalmente as que mais precisam, de serem orientadas com informações que, muitas vezes, não possuem, além de nos deslocarmos até elas para fazer atualizações cadastrais necessárias e que se refletem em benefícios às famílias”, destacou.
A ação foi iniciada em 2022 e esteve presente nas oito regiões. Em 2023 passou pela Vila Lempp (Riacho), Novo Boa Vista (Ressaca), Vila Barroquinha (Sede) e Vila Esperança (Vargem das Flores). Desta vez acontecerá na região Nacional.
Entre as atividades programadas estão o espaço kids inclusivo; momento da beleza; cadastramento/atualização no CadÚnico; atendimentos psicossocial realizado pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); encaminhamentos de empregabilidade do Sine; serviços de saúde; orientações dos programas Presp/Ceapa; e atendimento jurídico por profissionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Cita-se, ainda, sessões de ioga, o bazar do “Circuito Inclusão” e a rua de lazer, voltado ao público infantil e que contará com distribuição de algodão doce e pipoca.
“O que percebemos, em encontros anteriores, é que muitas pessoas possuem benefícios, como a tarifa social. Por isso, em parceria com a Cemig e a Copasa, também presentes, conseguimos direcionar, nesse dia, essas situações”, falou Sheila.
Dessa maneira, o “Dia D” contará com diversas atividades, todas voltadas para a promoção do bem-estar e da inclusão social. “O público alvo das ações do Dia D são as famílias cadastradas no Cadastro Único, que são aquelas que vivenciam situação de vulnerabilidade social e que tem dificuldade de acessar os postos de atendimento por algum motivo, como distância ou desconhecimento. Assim, buscamos ampliar a oferta dos serviços públicos também neste final de semana”, afirmou a diretora.
Documento em mãos!
Vai ter show e ações voltadas às mulheres!
O evento será animado com apresentações artísticas do grupo Caminhando e Cantando, dos Palhaços Lili e Alegria, e, ainda, a participação da Patrulha Feminina, aula de zumba, entre outras surpresas.
Serviço - Dia D da Cidadania
Data: 9/3 - sábado
Horário: 8h às 12h
Local: rua do Melão, 33, bairro Bom Jesus (estacionamento ao lado do Cemei Bom Jesus)