A construção da alça de retorno do Parque Sarandi entrou em uma fase relevante de execução: a concretagem do elevado. A intervenção viária vai melhorar significativamente o desenvolvimento do trânsito na região e tornará a saída dos ônibus do Terminal Ressaca muito mais fluida. A obra é importante para a implantação efetiva do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM).
A alça de retorno contará com uma passagem com duas faixas na avenida Severino Ballesteros Rodrigues sobre o córrego Sarandi, próximo ao Shopping Contagem. Atualmente, o retorno mais próximo existente para quem segue rumo às regiões do Nacional e da Pampulha está a mais de 2 km de distância do ponto onde se localiza o Terminal Ressaca. A nova alça, portanto, vai encurtar consideravelmente - 4 km considerando ida e volta -, o acesso para quem se desloca no sentido Belo Horizonte e quer retornar para Contagem em direção às regiões da Sede, Vargem das Flores, do Eldorado e Industrial, garantindo fluidez, agilidade e segurança no tráfego.
Foto: Luci Sallum/PMC
“Hoje, existe uma contenção grande de veículos, principalmente em horário de pico, e os motoristas andam por 4 km para fazer o retorno. Então, essa alça vai melhorar muito o trânsito na região e gerar economia nesse deslocamento. E mais do que isso, essa obra é importante para garantir a funcionalidade do SIM”, pontuou a prefeita Marília Campos, durante visita ao canteiro de obras, nesta terça-feira (5/3).
A primeira etapa de concretagem do viaduto já está sendo finalizada. Engenheiro fiscal deste projeto, Rafael Nolasco, explicou quais serão os próximos estágios da intervenção. “Estamos na fase de concretagem da laje inferior do elevado. A próxima etapa é a concretagem das vigas e da laje superior. Na sequência, poderemos entrar com a pavimentação da alça para liberar o tráfego”, disse.
Morador da região há 33 anos, Sebastião Batista falou sobre a importância de uma obra viária deste porte e da expectativa de valorizar ainda mais os bairros próximos. “Vai ficar muito melhor, encurtar o tempo que a gente gasta no trânsito e ajudar a cidade a crescer, valorizando nosso bairro e região”, comentou.
A obra de implantação da alça de retorno está recebendo investimentos de R$8.019.584,37, oriundos de financiamento do município junto à Corporação Andina de Fomento – CAF. A expectativa é que ela seja concluída em maio deste ano.
Clique aqui e confira a galeria de fotos